metropoles.com

De 24 partidos na Câmara, só 1 votou contra anistia de dívida de igrejas

Nove deputados do PSol presentes na sessão votaram contra a emenda do perdão bilionário. Novo teve uma abstenção

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara
1 de 1 Plenário da Câmara - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Na votação da emenda que concede anistia em tributos a serem pagos por igrejas no país, apenas um dos 24 partidos com representação na Câmara votou integralmente contra a proposta. A medida pode ter impacto de R$ 1 bilhão.

A equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) defende que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vete o texto. O presidente tem até essa sexta-feira (11/9) para tomar uma decisão.

O benefício para as igrejas juntou partidos da direita à esquerda na Câmara. A proposta foi aprovada com 345 votos a favor, 125 contrários e duas abstenções.

O PSol, que tinha nove deputados presentes na sessão do dia 15 de julho, foi o único a votar de forma unânime contra a medida.

O Novo também votou quase integralmente contra a proposta. Dos oito deputados da bancada, apenas Lucas Gonzalez (MG) preferiu se abster.

As informações são da Folha de S.Paulo.

Uma emenda ao projeto de litígios com a União foi apresentada pelo deputado federal David Soares (DEM-SP). Ele é filho do pastor R.R. Soares, pastor fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, uma das principais devedoras.

O texto altera a lei de 1988 que institui a CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) para remover templos da lista de pessoas jurídicas consideradas pagadoras do tributo.

A medida ainda anula autuações. A justificativa é de que a Constituição da proteção tributária às igrejas, mas o argumento é contestado.

A emenda também gerou discordância em algumas bancadas. Das siglas que orientam a favor ou contra, 32 deputados contrariaram a determinação do partido – 20 deles votando a favor da aprovação. Os outros 12 foram contra, enquanto os partidos orientaram a favor.

Entre as legendas de oposição, apenas o PCdoB orientou que a bancada votasse pela aprovação. Desde então, o partido tem sido criticado por seus apoiadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?