metropoles.com

Congresso adia para 2 de junho a análise do veto à Lei Paulo Gustavo

Além do projeto destinado ao setor cultural, há outros 16 dispositivos vetados na pauta. Inicialmente, sessão ocorreria nesta quinta (26/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Foto Congresso Nacional - Metrópoles
1 de 1 Foto Congresso Nacional - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou o adiamento, para 2 de junho, da sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para análise de manutenção ou derrubada de vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira (26/5).

Um dos itens na pauta é o veto presidencial à Lei Paulo Gustavo, que prevê a destinação de R$ 3,8 bilhões ao setor cultural impactado pela pandemia da Covid-19.

O projeto de lei, que leva o nome do ator e comediante vítima do novo coronavírus, foi vetado pelo Executivo em abril. O texto tem apoio unânime do Congresso Nacional.

Proposto pela bancada do PT no Senado e relatado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), o projeto trata de apoio financeiro da União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para garantir ações emergenciais voltadas ao setor cultural.

O PL altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), e a Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, para atribuir outras fontes de recursos ao Fundo Nacional da Cultura (FNC).

No entanto, ao vetar o projeto, o governo federal afirmou que a proposta criaria uma despesa corrente primária sujeita ao limite constitucional previsto no artigo 107 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para o qual não teria sido apresentada compensação na forma de redução de despesas, dificultando o cumprimento do limite.

Além desse projeto há, ainda, outros 16 dispositivos na pauta para análise dos parlamentares.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?