metropoles.com

Câmara: comissão aprova PL que prevê punição a quem tocar em policial

De autoria do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), o texto foi relatado no colegiado pelo deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ)

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Daniel Silveira, deputado federal que teve prisão decretada pelo STF - Metrópoles
1 de 1 Daniel Silveira, deputado federal que teve prisão decretada pelo STF - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (14/6), um projeto de lei que dispõe sobre os “deveres do cidadão” durante uma abordagem policial.

A proposta afirma que a pessoa, no ato da abordagem, deverá: atender às ordens do policial; deixar as mãos livres e visíveis; não realizar movimentos bruscos; e manter uma distância mínima de um metro do agente. O texto prevê, ainda, que o cidadão fique proibido de “tocar no policial” durante o ato.

De autoria do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), o texto foi relatado no colegiado pelo deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). A matéria vai ao plenário da Casa. O descumprimento das recomendações, segundo a redação, poderá acarretar em pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Nunes defende que a medida busca combater os “abusos” cometidos no ato da abordagem. Segundo o deputado, não são “raras as vezes que um suspeito age de maneira irracional e violenta, colocando em risco a integridade física dos policiais e das operações”. Para o parlamentar, é necessário “estabelecer comportamentos mínimos por parte do cidadão durante uma abordagem policial”.

Silveira, por sua vez, avalia que a proposta “aumenta a segurança, não só dos policiais, mas, também, do próprio cidadão bem, aquele que nada deve à sociedade e à Justiça”.

Leia a íntegra do projeto: 

Projeto Dever Do Cidadão by Metropoles on Scribd

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?