metropoles.com

Câmara aprova MP que garante foro privilegiado a Moreira Franco

Secretário-Geral da Presidência foi denunciado com o presidente pela PGR. Destaques apresentados ao texto-base foram rejeitados por maioria

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
MOREIRA FRANCO
1 de 1 MOREIRA FRANCO - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plenário da Câmara aprovou, nesta terça-feira (26/9), a medida provisória que dá status de ministério à Secretaria-Geral da Presidência da República. Na prática, isso garante o direito ao chamado foro privilegiado a Moreira Franco, titular da Secretaria-Geral e denunciado, junto com Michel Temer, pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Temer, Moreira e Eliseu Padilha (ex-ministro da Casa Civil) são acusados de formação de quadrilha pela PGR. De acordo com a denúncia, o grupo seria integrado também pelo ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures, em prisão domiciliar, e pelos ex-ministros Henrique Eduardo Alves e Geddel Vieira Lima, ambos presos. Todos são do partido do presidente, o PMDB.

O Planalto tenta desde o início do ano garantir o foro especial a Moreira. Uma primeira MP foi editada pelo governo em fevereiro, mas perdeu a validade em maio, e foi preciso reeditá-la. A prerrogativa de foro garante que os processos que tramitam contra Moreira sejam analisados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e não por um juiz da primeira instância, como Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba.

Deputados da oposição criticaram a medida. “Moreira Franco precisa ser preso. Se ele perder o foro, ele vai ser preso amanhã”, disse Ivan Valente (PSol-SP). Os destaques apresentados pelo PSol ao texto-base foram rejeitados por 203 votos a 198. Além de ministros, o presidente da República, deputados, senadores e integrantes do Judiciário têm direito ao foro diferenciado.

A MP aprovada nesta noite pela Câmara também faz outras alterações na estrutura administrativa do Executivo, como garantir a criação do Ministério dos Direitos Humanos. O governo nega que a medida tenha sido editada com o objetivo de conferir foro a Moreira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?