metropoles.com

Câmara derruba emenda que limitava atuação de auditores fiscais

O presidente da Câmara interrompeu a votação na noite de quarta depois que a análise do último destaque causou polêmica entre os deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/Agência Brasil
rodrigo-maia-foto-antonio-cruz-agagencia-brasil
1 de 1 rodrigo-maia-foto-antonio-cruz-agagencia-brasil - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Após acordo entre partidos, a Câmara dos Deputados derrubou, nesta quinta-feira (23/05/2019), uma emenda que limitava os poderes dos auditores fiscais da Receita Federal quanto a investigações sobre crimes tributários ou relacionados ao controle das fronteiras.

A votação foi simbólica, o que quer dizer que não houve contagem de votos no painel eletrônico. Com isso, os deputados concluíram a votação da medida provisória (MP) 870 da reforma administrativa, que estruturou o o desenho ministerial do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O texto segue agora ao Senado.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reuniu com lideranças partidárias para chegar ao acordo em torno do último destaque da MP.

Esse é o ponto que faltava para ser analisado em plenário. A votação foi interrompida na noite de quarta-feira (23/05/2019) após confusão entre deputados do Centrão e do PSL. Maia encerrou a sessão por volta das 22h.

“Vamos construir um acordo para que a gente possa votar essa matéria e encaminhar para o Senado Federal”, disse Maia, na chegada à Câmara na manhã desta quinta..

Na sua chegada, Maia informou que um acordo tinha de ser firmado para concluir o impasse. Ou deverá convocar sessão extraordinária para a próxima segunda-feira (27/05/2019). Além da polêmica em torno do destaque, líderes precisam entrar em consenso para decidir sobre como será a votação: nominal ou simbólica.

“Sou presidente da Câmara, não tenho que achar que é nominal ou não. Tenho que respeitar o regimento. Se construir o acordo, pode ser por acordo. Se não for assim e alguém pedir verificação, tem que ser nominal. O respeito ao regimento é o que garante a tranquilidade dos trabalhos”, destacou Maia antes da conclusão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?