metropoles.com

Novo titular da Cultura conta que convite de Temer o surpreendeu

Jornalista Sérgio Sá Leitão esperava que conversa com o presidente tratasse sobre cargo de diretor-presidente da pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Sérgio Henrique Sá Leitão Filho
1 de 1 Sérgio Henrique Sá Leitão Filho - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O jornalista Sérgio Sá Leitão, de 49 anos, afirmou que ficou supreso por causa do convite do presidente Michel Temer (PMDB) para que ele ocupasse o Ministério da Cultura. Diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine) desde maio, ele esperava que, na conversa com o peemedebista, tratasse sobre assumir o cargo de diretor-presidente da pasta.

“Aceitei o convite (para o ministério), mesmo sabendo dos problemas da pasta, pois gosto de desafios. Tento sempre fazer a diferença na adversidade — na bonança, qualquer um faz”, contou Leitão.

Como foi sua indicação para o Ministério da Cultura?
Uma surpresa, pois, quando o presidente (Michel Temer) me chamou, pensei que era para assumir como diretor-presidente da Ancine, mas fiquei surpreso quando ele me ofereceu o Ministério da Cultura. Aceitei o convite, mesmo sabendo dos problemas da pasta, pois gosto de desafios. Tento sempre fazer a diferença na adversidade – na bonança, qualquer um faz.

Exatamente por causa disso, você já tem ideia por onde começar o trabalho?
Preciso primeiro saber de detalhes da situação. Conheço o ministério, já trabalhei lá (foi chefe de gabinete do MinC durante a gestão Gilberto Gil), conheço como funciona. Também já fui secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro (na gestão de Eduardo Paes), o que me deixa à vontade com esse trabalho. Mas, como venho trabalhando diretamente com o cinema desde janeiro, preciso saber dos detalhes. Uma coisa é acompanhar de fora, a outra é estar lá dentro. Espero estar mais à vontade a partir de terça-feira, quando devo tomar posse. Só então pretendo falar sobre meus planos.

Você vinha encaminhando sua carreira para o cinema, certo?
Sim. Quando surgiu a possibilidade de vir para a Ancine, eu vendi, no início do ano, uma participação que eu tinha em uma produtora para não criar um conflito de interesses. Meu objetivo agora é abrir novo caminho no ministério.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?