metropoles.com

Metade dos brasileiros acredita que Lula será condenado pela Justiça

Outros 39,8% apostam na absolvição do ex-presidente, segundo pesquisa do Instituto Paraná

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Pesquisa do Instituto Paraná aponta que metade dos brasileiros (50,8%) acredita na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Justiça. O grupo entrevistou mais de 2 mil brasileiros para saber a opinião deles sobre a situação do petista.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julgará, em 24 de janeiro de 2018, o recurso de Lula contra a condenação pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá, um dos processos originários das investigações da Operação Lava Jato.

Na pesquisa, 56,6% disseram desacreditar na prisão de Lula mesmo que ele seja condenado. Outros 35,8% dos brasileiros consultados pensam que o ex-presidente iria para a cadeia caso fosse considerado culpado. E 39,8% apostam na absolvição do petista diante das acusações.

O trabalho de levantamento de dados foi feito por meio de entrevistas a brasileiros com 16 anos ou mais, em 25 estados e o Distrito Federal e em 164 municípios brasileiros, entre os dias 18 e 21 de dezembro 2017.

Por outro lado, Lula fortaleceu sua liderança como principal nome para ocupar a Presidência nas próximas eleições. Ele tem 34% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada em 2 de dezembro de 2017.

O instituto fez 2.765 entrevistas, entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.

O cenário político em Brasília é diferente. Os eleitores do DF preferem o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) ao petista na corrida à Presidência da República. É o que revela pesquisa de opinião encomendada pelo Metrópoles ao Instituto Dados.

Segundo o levantamento, se as eleições fossem hoje, 17,2% dos brasilienses confiariam seu voto a Bolsonaro. Em segundo lugar, Lula teve a preferência de 12,2% dos entrevistados

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?