metropoles.com

Jungmann será o ministro da Segurança. General Luna assume a Defesa

PF, PRF, Depen e a Secretaria de Segurança Pública (incluindo a Força Nacional) ficarão subordinados ao novo ministério

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Raul Jungmann
1 de 1 Raul Jungmann - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Presidência da República oficializou, nesta segunda-feira (26/2), a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública. A nova pasta será comandada pelo atual ministro da Defesa, Raul Jungmann. No lugar dele, ficará o general Joaquim Silva e Luna. Ele foi chefe do Estado Maior do Exército.

“O presidente Michel Temer edita hoje a medida provisória que cria o ministério Extraordinário da Segurança Pública”, informou o porta-voz da presidência da República, Alexandre Parola, em cerimônia no fim da manhã.

A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria de Segurança Pública (incluindo a Força Nacional) ficarão subordinados ao novo ministério.

Serão criados apenas os cargos de ministro, secretário e nove postos de assessoria. Os demais serão mera transposição da Justiça para a Segurança Pública.

“A relevância e a urgência falam por si, a intervenção no Rio tornou mais urgente essa medida. Vários estados estão preocupados com segurança pública”, afirmou o ministro da Justiça, Torquato Jardim, ao deixar o Palácio do Jaburu, após reunião com o presidente Temer e outros ministros nesse domingo (25).

O ministério será extraordinário enquanto durar o mandato de Temer. O próximo presidente da República poderá torná-lo efetivo se assim o desejar.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?