Categorias: Política

Governo quer cercear liberdade do TCU, diz Augusto Nardes

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, relator do processo que julgará as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff, disse que a decisão do governo de pedir seu afastamento do caso tem, por objetivo, cercear o direito de liberdade da corte de contas em deliberar sobre o assunto.

À reportagem, Nardes reiterou que não liberou seu voto para ninguém, a não ser para os ministros da corte, conforme prevê o regimento do tribunal. “Estou tranquilo, não divulguei nada. Se houve conhecimento prévio pela imprensa, não foi por mim. Além disso, essa matéria [sobre as pedaladas fiscais] já foi julgada pelo ministro José Múcio, e veio a público o seu voto”, comentou Nardes. “Esse é um trabalho coletivo, não é um trabalho só do relator. Essa matéria está sendo discutida a 90 dias.”

Perguntado sobre como recebeu a notícia de ser alvo do processo movido pela Advocacia-Geral da União (AGU), Augusto Nardes disse que o governo, em vez de se explicar e responder aos questionamentos da corte, passa a atacá-lo. “Isso é tentar cercear a liberdade e cercear o tribunal. É tentar evitar de se discutir uma matéria que toda a sociedade tem que saber. É um cerceamento de liberdade”, disse o ministro.

O relator lembrou ainda que, quando era presidente do TCU, chegou a receber um pedido de suspeição contra o então ministro José Jorge, que relatava um processo sobre a polêmica refinaria de Pasadena, comprada pela Petrobras. “Tentaram retirar José Jorge da relatoria e não conseguiram.”

Segundo Nardes, mesmo com a movimentação do governo, nada muda no calendário da votação das contas, que está marcada para a próxima quarta-feira. “Não vai ser adiada, vamos votar na próxima sessão, porque quem decide isso é o tribunal. Quem decide sobre a suspeição é o tribunal”, comentou.

Estadão Conteúdo

Últimas notícias

Malhação – Toda Forma de Amar: resumo desta quarta (23/10)

Confira tudo o que vai acontecer na trama de Emanuel Jacobina

22 minutos passados

Topíssima: resumo desta quarta (23/10) da novela da Record

Sinopse do episódio da novela que vai ao ar a partir das 19h50, na RecordTV

22 minutos passados

Avenida Brasil: resumo desta quarta-feira (23/10/2019)

A novela vai ao ar no Vale a Pena Ver De Novo, após a Sessão da Tarde

22 minutos passados

Bom Sucesso: resumo do capítulo desta quarta-feira (23/10)

Sinopse do capítulo da novela das 19h da Rede Globo

22 minutos passados

A Dona do Pedaço: resumo do capítulo desta quarta (23/10)

Sinopse do capítulo da novela das 21h da Rede Globo

23 minutos passados

Éramos Seis: resumo do capítulo desta quarta-feira (23/10)

Sinopse do capítulo da novela das 18h da Rede Globo

23 minutos passados