metropoles.com

Doria toma posse em SP sem Alckmin, FHC, Serra, Covas, Kassab e filhos

Aliados ecoaram o discurso do tucano defendendo mudanças no PSDB e já o colocam como possível candidato à Presidência da República em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO
JOÃO DORIA É EMPOSSADO GOVERNADOR DE SÃO PAULO
1 de 1 JOÃO DORIA É EMPOSSADO GOVERNADOR DE SÃO PAULO - Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO

As cerimônias de posse e transmissão de cargo do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta terça-feira (1º/1), foram marcadas por ausências. Tucanos históricos e familiares de Doria foram as faltas mais notórias na Assembleia Legislativa e no Palácio dos Bandeirantes.

Falando em “enterrar a velha política” e distribuindo alfinetadas à ala mais tradicional de seu partido, o tucano não contou com as presenças dos ex-governadores Geraldo Alckmin, que o lançou na política, e José Serra. O único ex-governador a ir ao Palácio dos Bandeirantes foi o emedebista Luiz Antonio Fleury Filho, que apoiou Paulo Skaf (MDB) na disputa estadual.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presente em cerimônias anteriores de transmissão do cargo, também não esteve presente. O prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB-SP), que sucedeu Doria do Executivo municipal, foi outro que faltou aos eventos. A justificativa dada foi uma licença pessoal no primeiro dia do ano.

Entre os secretários, Gilberto Kassab, escolhido para a Casa Civil, não foi ao Palácio dos Bandeirantes e pediu licença do cargo para se defender de investigações.

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), minimizou a ausência de Kassab na cerimônia de posse dos secretários do governo paulista no Palácio dos Bandeirantes.

Garcia negou que a presença de Kassab causaria constrangimento ao governador. “Nenhum constrangimento, foi uma festa bonita onde os secretários participaram e o governador João Doria pôde fazer um discurso inovador apontando o futuro de São Paulo”, declarou Garcia.

O vice não quis comentar a ausência do ex-governador Geraldo Alckmin, de quem foi secretário.

Os três filhos do tucano, João, Carolina e Felipe, também estavam ausentes. Ao discursar, Doria agradeceu à família e relatou que a sogra o telefonou entre um evento e outro para parabenizá-lo. O governador ficou acompanhado da esposa e primeira-dama, Bia Doria. ()

2022
Aliados de Doria ecoaram o discurso do tucano defendendo mudanças no PSDB e já o colocam como possível candidato à Presidência da República em 2022.

“Acredito que ele está completamente focado no governo do Estado hoje, mas evidente que o governador de São Paulo sempre é um player dentro desse jogo”, declarou o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, Marco Vinholi.

Ao Broadcast Político, Vinholi declarou que João Doria vai ser o principal líder do PSDB no processo de “descer do muro” e que isso pode colocá-lo em uma disputa pela reeleição ou até mesmo pelo Planalto. “O que vai dizer isso são os resultados trazidos aqui.”

A senadora eleita Mara Gabrilli (PSDB-SP) declarou que o discurso de Doria não o torna capaz de disputar a Presidência em 2022. Ela destacou que uma boa gestão é o que pode levar o tucano a concorrer ao Planalto nas eleições de 2022.

“Não necessariamente um discurso vá cacifá-lo, mas eu acho que o que vai fazer isso talvez seja a boa gestão que ele está propondo a fazer, isso sim cacifa”, declarou a senadora eleita, “O que ele está propondo é uma mudança de paradigma no Brasil, na forma de gerir, uma mudança na forma de conduta para administrar e é claro que isso perpassa pelo PSDB, pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil”, declarou Mara Gabrilli, para quem o discurso de Doria não se referiu ao ex-governador Geraldo Alckmin, mas à “velha política”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?