metropoles.com

Deputada aciona MP após presidente da Caixa contratar personal trainer

A instituição financeira afirmou que o profissional de educação física fará auditoria em contratos da área de esporte

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
erika kokay representação
1 de 1 erika kokay representação - Foto: Divulgação

Após a contratação do próprio personal trainer como consultor da presidência da Caixa Econômica, com remuneração de R$ 30 mil, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu uma representação contra o presidente da instituição, Pedro Guimarães. O documento, de autoria do Sindicato dos Bancários de Brasília e da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), foi protocolado nesta quinta-feira (02/05/2019).

A parlamentar pede a abertura de um inquérito para “apurar a legalidade e compatibilidade moral dessa nomeação com os princípios norteadores da atividade pública”. Em fevereiro, a Caixa Econômica confirmou que contratou o educador físico Cleyton Carregari para fazer uma auditoria em contratos na área de esporte. Ao site O Antagonista, Guimarães informou que Cleyton era amigo e não personal trainer dele e que era preciso ter gente de confiança no cargo.

Antes dessa contratação, Carregari não tinha qualquer ligação com a instituição financeira. O personal trainer é pós-graduado em administração e marketing esportivo.

Na representação, no entanto, a deputada afirma que “a justificativa lançada pelo representado [Pedro Guimarães] no sentido de que o nomeado será responsável por uma auditoria em contrato não se apresenta crível e razoável, seja pela ausência de formação na área de auditoria, seja pela inexperiência e/ou vivência em relação à vida e aos normativos da Instituição Caixa Econômica Federal”.

Para Kokay, “há, nessa perspectiva, claros sinais de nomeação em cargo público, para fins de atender interesses privados, o que viola, evidentemente, todos os postulados legais e morais”. De acordo com a parlamentar, a Caixa tem servidores competentes no quadro para atuar na área de auditoria.

Veja a íntegra do documento:

Representação Erika Kokay Contra Personal Trainer by Anonymous 2FpibLf on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?