metropoles.com

PF apreende no Rio 43 quilos de pasta de cocaína destinada à Europa

Embalagens da droga traziam logotipos de marca de bebida, vestuário feminino e de fotografia do falecido narcotraficante Pablo Escobar

atualizado

Compartilhar notícia

DIVULGAÇÃO
cocaína-840×577
1 de 1 cocaína-840×577 - Foto: DIVULGAÇÃO

Em operação conjunta, a Receita Federal e a Polícia Federal (PF) apreenderam 43 quilos de pasta base de cocaína no porto do Rio de Janeiro. A droga teria vindo da Colômbia e embarcada em um contêiner com lacre estourado e posteriormente falsificado entre o Porto de Montevidéu, no Uruguai, e o Porto do Rio de Janeiro. Do Rio, a droga teria como destino final a Europa.

A droga foi localizada durante uma fiscalização de rotina dos agentes da Receita Federal, que constataram o lacre falsificado no navio cargueiro. O contêiner foi separado e os cães farejadores da Receita e da PF localizaram a droga.

De acordo com José Francisco Pereira dos Reis, da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, a droga apreendida tem valor de pureza de 98% e, no mercado da Europa, estaria avaliada em mais de US$ 3 milhões.

As 43 embalagens em que foi acondicionada a droga traziam logotipos de marca de bebida e vestuário feminino, além de fotografia do falecido narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Segundo Reis, a foto estampada de Escobar é de quando ele foi preso pela primeira vez na Colômbia e mostra como a figura dele ainda é respeitada naquele país: “não seria qualquer quadrilha do narcotráfico que estamparia uma foto dele em qualquer mercadoria.”

Reis disse ainda que essas ações são feitas, na maioria das vezes, em alto-mar ou perto do porto, antes de o navio encostar para descarregar a mercadoria transportada. As quadrilhas são altamente especializadas – cada integrante tem função definida na organização. Além da Europa, costuma ser enviada para os Estados Unidos e para países do Oriente Médio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?