metropoles.com

Parlamentares querem CPI para investigar “omissão do governo” na pandemia

São necessárias 27 assinaturas no Senado Federal e 171, na Câmara dos Deputados, para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM). Capital registra recorde atrás de recorde em número de sepultamentos
1 de 1 Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM). Capital registra recorde atrás de recorde em número de sepultamentos - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Parlamentares da Câmara e do Senado colhem assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a conduta do governo Jair Bolsonaro (sem partido) na condução do enfrentamento à Covid-19 e no caos em Manaus, capital do Amazonas, com a falta de oxigênio hospitalar que culminou na morte de várias pessoas por asfixia.

Os líderes da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), e do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), começaram essa mobilização. Eles necessitam de 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara.

Segundo o requerimento, o governo federal tem, sistematicamente, violado os direitos fundamentais básicos de toda a população brasileira à vida e à saúde e, apesar de não citar o nome do ministro da Saúde, Eduardo Pauzello, o documento menciona diversos episódio de suposta omissão em relação à vacinação e a Manaus, por exemplo.

“Ocupando o segundo lugar mundial em número de mortos pela Covid-19, com mais de 207 mil óbitos [são mais de 211 mil], o Brasil tem dado péssimo exemplo quanto ao controle da pandemia. De modo irresponsável, o governo federal sistematicamente deixou de seguir as orientações científicas de autoridades sanitárias de caráter mundial”, diz.

O documento destaca que “mais de 32 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 mundo afora em pelo menos 52 países” e o Brasil segue atrasado. O requerimento menciona que o governo federal “foi alertado de que faltaria oxigênio nos hospitais de Manaus quatro dias antes da crise, mas nada fez para prevenir o colapso do SUS [Sistema Único de Saúde]”.

0
Ações erráticas

“Com o recrudescimento da Covid-19 em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, as omissões e ações erráticas do governo federal não podem mais passar incólumes ao devido controle do Poder Legislativo”, acrescenta.

Sobre a condução do governo Jair Bolsonaro na pandemia da Covid-19, na questão da vacinação e no caos em Manaus, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse, nesta terça-feira (19/1), a jornalistas: “Isso tudo vai nos levar a uma grande investigação de uma CPI um pouco mais na frente”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?