metropoles.com

Ministério da Educação abre nesta terça-feira inscrições para o Prouni

Serão oferecidas 167.780 bolsas – 60.551 integrais e 107.229, parciais – em 1.061 instituições particulares de ensino superior

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
prouni
1 de 1 prouni - Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (14/7) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. Os estudantes poderão se inscrever até sexta-feira (17/7), no portal do Prouni, em que também é possível consultar as bolsas disponíveis.
É importante destacar que, para se inscrever, é preciso utilizar o login e a senha cadastrados no acesso.gov.br, o portal de serviços do Governo Federal.
De acordo com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, nesta edição do programa, que é o segundo processo seletivo de 2020, foram oferecidas 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior, sendo 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais.
O resultado da primeira chamada deve ser divulgado em 21 de julho. Haverá ainda segunda chamada e lista de espera para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo. O cronograma completo está no portal do Prouni.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. O candidato também precisa ter realizado o último Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Os quatro estados com maior oferta de bolsas em geral são, nessa ordem: São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Paraná. A oferta de vagas por estado podem ser conferidas aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?