metropoles.com

Julgamento de HC de Lula no STF é o assunto mais comentado no Twitter

Em primeiro lugar na rede social no âmbito Brasil e terceiro no Mundial, a tag reúne prós, contras e memes pela soltura do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
site-lula-informa-a-justica-r-12-milhoes-de-patrimonio-lula-rindo-e1530181843652
1 de 1 site-lula-informa-a-justica-r-12-milhoes-de-patrimonio-lula-rindo-e1530181843652 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Pouco menos de 20 minutos após a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dar início ao julgamento que pode colocar em liberdade o ex-presidente Lula, o assunto tornou-se o mais comentado no Twitter do Brasil e o terceiro no mundo. A hashtag #LulaLivreUrgente chegou ao primeiro lugar nos assuntos mais comentados. Na sequência, a hashtag #LulaNaCadeia também subiu entre os tópicos e bateu na segunda posição no Brasil.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), propôs na tarde desta terça-feira (25/06/2019) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja solto imediatamente. A declaração foi feita durante a sessão da 2ª Turma da Corte, na tarde desta terça-feira (25/06/2019). Para o magistrado, o ex-presidente deve ser posto em liberdade até o término do julgamento do habeas corpus 164.493 que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

 

0

Acompanhando a tag, estão memes criados pelos seguidores do ex-presidente, preso no âmbito da Operação Lava Jato no caso triplex do Guarujá, além de pedidos de soltura. Confira:

Parlamentares também se referem, no próprio Twitter, ao depoimento do jornalista Gleen Greenwald, também nesta terça, à Câmara dos Deputados para participar de uma audiência pública sobre as reportagens publicadas com diálogos atribuídos ao ex-juiz Sergio Moro e o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. Veja:

Os favoráveis que esperam a continuidade da prisão do ex-presidente não saíram por baixo: a hashtag #LulaNaCadeia também tem espaço na rede social – tanto Brasil, como mundial – logo abaixo da tag inicial #LulaLivreUrgente. Dessa vez, opositores falam de ir às ruas manifestar em caso de soltura do petista.

0

Entenda
Após o julgamento do HC sair da pauta na última segunda-feira (24/06/2019), por ordem do próprio ministro Gilmar Mendes, a defesa do petista pediu destaque para a matéria. Após o início da sessão, a presidente da 2ª Turma, ministra Cármen Lúcia, ouviu os outros magistrados e decidiu votar o pedido de liberdade. Com isso, a análise do HC 164.493 deve ficar para o segundo semestre.

Na sessão desta terça, porém, o ministro deu razão à defesa de Lula, que alega alongamento da prisão, decretada após a condenação em segunda instância.

“Tem razão o nobre advogado quando alega o alongamento desse período de prisão diante da sentença e condenação confirmada em segundo grau. Como temos toda a ordem de trabalho organizada, o que eu proponho é de fato conceder uma medida para que o paciente aguardasse em liberdade a nossa deliberação completa. Encaminharia, nesse sentido, se a o colegiado assim entendesse”, disse Gilmar Mendes.

Caso triplex
Por meio do HC 164.493, a defesa do ex-presidente pede a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, no processo que levou à prisão o ex-presidente Lula, no caso do triplex do Guarujá, dentro da Operação Lava Jato.

O pedido foi feito antes do vazamento de supostas conversas entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, publicadas pelo site The Intercept Brasil. A publicação sugeriu que houve uma troca de colaboração entre as partes no âmbito da operação.

Compartilhar notícia