metropoles.com

Justiça do Trabalho condena EBC por assédio contra jornalista

Decisão em 1ª instância condena a empresa pública a pagar multa e retirar sindicância contra membro da Fenaj. Ainda cabe recurso

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/EBC
Empresa Brasil de Comunicações (EBC)
1 de 1 Empresa Brasil de Comunicações (EBC) - Foto: Marcelo Camargo/EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi condenada em 1ª instância pela Justiça do Trabalho por assédio e perseguição. O juiz Rossifran Souza, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, determinou que a empresa pública pague multa e considere nulo o processo administrativo aberto contra o jornalista Gésio Passos, diretor administrativo do Sindicato dos Jornalistas do DF e vice-presidente regional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Em 2017, a EBC abriu uma sindicância contra o jornalista, durante uma greve da categoria. Segundo a ação, o também repórter da Rádio Nacional foi informado de que seria transferido, sem qualquer motivo, do setor em que atuava, o que demonstrou a possibilidade de perseguição.

Na Justiça, Gésio alegou assédio moral e práticas antissindicais dentro da EBC. O profissional alegou que, devido a sua atuação sindical, a EBC manipulou a comissão de sindicância com a intenção de o perseguir e o assediar.

Na decisão, o juiz Rossifran Souza considerou que o “processo de sindicância em questão nasceu totalmente viciado e tendencioso a punir unicamente o primeiro autor deste processo (Gésio)”, disse.

A sentença determinou a nulidade do processo administrativo contra o dirigente sindical, determinando a retirada dos registros funcionais de toda e qualquer advertência relacionada ao processo. Além disso, instituiu o pagamento de multa de R$ 5 mil.

“A decisão é uma vitória. A empresa tem adotado como prática o assédio moral, a perseguição contra os empregados. Isso não pode acontecer”, afirmou Gésio ao Metrópoles.

Como a decisão é em 1ª instância, a EBC pode recorrer. A reportagem mandou e-mail para a empresa, mas não havia recebido resposta até a última atualização desta matéria. O espaço permanece aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?