metropoles.com

Ex-chefe da Aeronáutica disse que Garnier colocaria a Marinha à disposição de Bolsonaro em caso de golpe

A declaração ocorreu durante reunião em que Bolsonaro apresentou a possibilidade de “utilização dos institutos jurídicos” para decretar GLO

atualizado

Compartilhar notícia

almirgarnier
1 de 1 almirgarnier - Foto: null

O almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha do Brasil, teria afirmado, durante reunião com comandantes das Forças Armadas e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que colocaria suas tropas à disposição do presidente da República em uma possível tentativa de golpe de Estado.

A declaração está presente no depoimento à Polícia Federal (PF) do tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica.

O almirante Garnier teria confirmado o envio de militares durante uma reunião em que Bolsonaro apresentou a possibilidade de “utilização dos institutos jurídicos” para decretar Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e de Estado de Defesa aos comandantes.

No depoimento, Baptista Júnior afirmou que a posição favorável em apoiar uma tentativa de golpe do ex-comandante da Marinha foi “dissonante dos demais”, comparando com Exército e Aeronáutica.

Aos investigadores da PF o tenente-brigadeiro acrescentou que adotou uma estratégia, ainda não revelada, para “ganhar tempo” e evitar que o então presidente Bolsonaro “assinasse alguma medida de exceção, que subvertesse o Estado de Direito”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?