metropoles.com

Em São Paulo, PF prende quadrilha especializada em roubos

Mandados judiciais são cumpridos por cerca de 100 policiais desde a manhã desta terça-feira (3/4)

atualizado

Compartilhar notícia

ANTÔNIO MORE/AG. DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO/agência estado
Empreiteiro é ‘efetivo mandante’ de propinas na Petrobras, diz Lava Jato
1 de 1 Empreiteiro é ‘efetivo mandante’ de propinas na Petrobras, diz Lava Jato - Foto: ANTÔNIO MORE/AG. DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO/agência estado

A Polícia Federal deflagrou em São Paulo, nesta terça-feira (3/4), a Operação Reembolso, que investiga grupo criminoso especializado em roubos e furtos em agências dos Correios, supermercados, lotéricas, postos de gasolina, além de outras empresas com cofres para a guarda de valores. Mandados judiciais são cumpridos por cerca de 100 policiais em cidades do interior paulista desde a manhã desta terça-feira (3/4).

São dois de prisão preventiva, 11 de temporária e 20 de busca e apreensão, nas cidades de Urânia, Aparecida d’Oeste, Araçatuba e Birigui, todas em São Paulo. Uma servidora dos Correios de Urânia, suspeita de repassar informações privilegiadas ao grupo, também foi presa temporariamente.

As investigações tiveram início a partir de um roubo ocorrido em Urânia em janeiro de 2016. Na ocasião, dois homens armados renderam os funcionários e levaram toda a quantia depositada no cofre da agência postal.

A partir desse roubo, de competência federal, a PF iniciou as investigações e identificou núcleos de criminosos nas cidades de Araçatuba e Birigui, que mantinham contatos com comparsas da região de Jales (SP). No decorrer das apurações, outras investidas criminosas do grupo foram identificadas nas cidades de Nipoã, Aparecida d’Oeste, Urânia, Araçatuba e Birigui.

A PF identificou ainda crimes contra postos de gasolina, lotéricas e supermercados. A agência dos Correios de Urânia foi alvo do grupo em pelo menos três ocasiões desde o início das investigações.

Na última tentativa de ação dos criminosos no local, em outubro de 2017, eles foram surpreendidos por equipes da PF e da PM. Houve resistência e troca de tiros, que terminou com a morte de um e a prisão de outros três criminosos. Outros três indivíduos identificados posteriormente serão presos nesta terça.

Os suspeitos responderão, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de furto e roubo qualificado, associação criminosa armada, tentativa de homicídio, entre outros crimes. Os detidos serão encaminhados para a sede da Polícia Federal em Jales para serem ouvidos. Posteriormente, eles serão conduzidos à Cadeia Pública de Santa Fé do Sul (SP), onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?