metropoles.com

Teste de integridade com biometria sugerido por militares é aprovado

O projeto-piloto para atestar lisura dos equipamentos foi uma sugestão das Forças Armadas, no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Projeto-piloto de integridade com biometria
1 de 1 Projeto-piloto de integridade com biometria - Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, nesta quinta-feira (6/10), a checagem dos dados do teste de integridade comum das urnas e do teste com biometria. Em ambas as verificações, houve 100% de sucesso. O teste de integridade é uma votação pública, aberta e auditada, realizada em urna já pronta para a eleição desde 2002. Em processo filmado, votos em papel são digitados na urna e devidamente contabilizados; em seguida, ocorre a comparação entre o resultado e a totalização da urna.

Neste ano, a novidade implementada mediante o projeto-piloto consiste no emprego de biometria de eleitores voluntários convidados no local de votação durante o primeiro turno, realizado em 2 de outubro.

“Todas as urnas tiveram os dados conferidos. Foram 58 seções eleitorais com biometria, com a participação de 2.044 voluntários. Não houve divergência dos dados. Tivemos 100% de aprovação no teste de integridade com biometria”, ressaltou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

O projeto-piloto com biometria nas urnas foi uma sugestão das Forças Armadas e de outros integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE).

A análise de integridade envolveu 641 urnas. Em 2022, 58 delas já dispõem de biometria. “Não houve divergência neste ano, como acontece desde 2002. Há 20 anos, o teste é realizado sem divergência nos dados. Atestamos novamente a total lisura das urnas”, afirmou Moraes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?