metropoles.com

No DF, Bolsonaro tem 42,1%, e Lula, 30,3%, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

O presidente da República teve variação positiva em relação ao último levantamento. Lula oscilou 3,2 pontos percentuais para baixo

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Montagem de duas fotos de homens se olhando
1 de 1 Montagem de duas fotos de homens se olhando - Foto: Arte/Metrópoles

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), permanece como líder nas intenções de voto entre os eleitores do Distrito Federal. Pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada nesta terça-feira (20/9) aponta o atual chefe do Executivo com 42,1% no cenário estimulado. Seu principal concorrente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 30,3%.

Bolsonaro oscilou 0,5 ponto percentual para cima em relação à última pesquisa Metrópoles, divulgada em 19 de agosto. Lula, por sua vez, variou 3,2 pontos percentuais para baixo. Na ocasião, o presidente tinha 41,6%, e o petista, 33,5%. Em julho, Bolsonaro aparecia com 39,8%, e Lula somava 30,1%.

Em seguida, vêm Ciro Gomes (PDT), que foi de 10,2% para 9,3%; e Simone Tebet (MDB), com 2,6% (antes, tinha 2,3%).

Logo depois, aparecem Soraya Thronicke (1,2%), Felipe D’Ávila (0,5%), Sofia Manzano (0,4%), Constituinte Eymael (0,3%) e Vera (0,3%). Padre Kelmon (PTB), que entrou na disputa no lugar de Roberto Jefferson (PTB), tem 0,3%. Leonardo Péricles (UP) não pontuou.

Os que disseram não saber em quem votarão somaram 8,9%, enquanto outros 3,9% afirmaram que vão anular ou marcar em branco.

Presidente, governador, deputado e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Espontânea

No cenário espontâneo da pesquisa, quando a lista de candidatos não é apresentada previamente aos entrevistados, Bolsonaro também lidera as intenções de voto na capital federal. O mandatário do país foi escolhido por 32,6% do eleitorado brasiliense.

Lula tem 22,4%; Ciro Gomes, 4,6%; Simone Tebet, 1,6%; Soraya Thronicke, 0,6%; Vera, 0,2%; Constituinte Eymael, 0,2%; e Sofia Manzano, 0,2%. Os demais somaram em conjunto 0,2% das intenções de voto.

Nesse panorama, 28,9% dos eleitores não sabem em quem votariam. Outros 8,7% declararam não votar em ninguém, branco ou nulo.

Rejeição

O candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, tem a maior rejeição entre eleitores do Distrito Federal. De acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia, 45,3% dos moradores da capital não votariam no petista.

Em segundo lugar, está o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 38,1% de rejeição. Ciro Gomes vem em terceiro, com 18%.

Veja os dados: 

Pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1,2 mil pessoas, de 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre os dias 14 e 19 de setembro.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário por meio de ligações telefônicas, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00056/2022 e DF-03544/2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?