Faltando exatamente uma semana para o primeiro turno, marcado para 2 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve dedicar os próximos dias em agendas pelas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Até o momento, estão previstos compromissos em quatro estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia – e no Distrito Federal entre esta segunda-feira (26/9) e o próximo sábado (1º/10).
Os locais escolhidos são alguns dos maiores colégios eleitorais do país. No cenário estadual, pesquisa Ipec divulgada na última semana mostra que Lula (PT) permanece à frente de Bolsonaro, com 43% ante 33%, em São Paulo. O instituto também apontou empate técnico entre os dois candidatos no Rio de Janeiro, onde Lula aparece com 41%, e Bolsonaro com 36%.
Em Pernambuco, o petista continua liderando a disputa, com 64%, contra 22% do atual presidente, segundo o Ipec. Na Bahia, os percentuais são parecidos. Enquanto Lula tem 65% das intenções de voto, Bolsonaro soma 18% no estado baiano.
Já no Distrito Federal, um levantamento do instituto mostrou que Jair Bolsonaro lidera a disputa, com 39%, enquanto Lula tem 34%. Na capital federal, o presidente planeja “uma grande motociata” (leia mais abaixo).

Com cenário já definido, são 11 candidatos ao Palácio do Planalto. O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro

Ciro Gomes (PDT) – Após idas e vindas, Ciro Gomes foi registrado como candidato à Presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista

Felipe d'Ávila (Novo) – O partido Novo lançou o cientista político Felipe d'Ávila como candidato da legenda à Presidência da República

Jair Bolsonaro (PL) – A filiação de Bolsonaro ao Partido Liberal colocou o atual presidente na corrida pela reeleição presidencial

Eymael (DC) – Eymael já era apresentado desde 2020 como pré-candidato do Democracia Cristã (DC) à Presidência

Leonardo Péricles (UP) – Presidente oficial da sigla, Péricles é candidato e vai concorrer ao cargo de presidente do Brasil em 2022

Luiz Inácio Lula da Sila (PT) – O ex-presidente é oficialmente candidato ao Planalto e o principal adversário do atual presidente

Simone Tebet foi candidata à Presidência pelo MDB e agora está cotada para o Ministério do PlanejamentoDivulgação

Sofia Manzano (PCB) – O nome da professora foi confirmado oficialmente pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) para concorrer à Presidência

Vera (PSTU) – O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) escolheu a socióloga como candidata da legenda à Presidência da República

Soraya Thronicke (União) – É advogada, senadora e candidata a presidente pelo União Brasil
Veja as agendas de Bolsonaro previstas para os próximos dias:
- Segunda-feira (26/9)
O atual titular do Palácio do Planalto planeja participar de uma sabatina da TV Record, em Brasília. A presença, no entanto, ainda não foi confirmada. Outros compromissos internos de campanha também devem entrar na agenda do candidato.
- Terça-feira (27/9)
Na terça, Bolsonaro segue para a região Nordeste, onde terá agenda nos estados da Bahia e do Pernambuco. A previsão é que o presidente realize motociatas e comícios nos dois lugares. A campanha quer repetir o “clima de festa” do 7 de Setembro e colorir os atos com as cores verde e amarela.
- Quarta-feira (28/9)
No meio da semana, o chefe do Executivo federal deve cumprir uma agenda extensa em São Paulo, passando pela Baixada, pelo ABC e pela capital. Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo do estado, deve acompanhar Bolsonaro nos compromissos.
- Quinta-feira (29/9)
Na próxima quinta-feira, a TV Globo deve realizar um debate entre os presidenciáveis, na sede da emissora, no Rio de Janeiro. Lula, principal adversário de Bolsonaro, deve marcar presença no evento. Já o atual presidente da República ainda não confirmou presença no debate, mas assessores indicam que ele deve participar.
Antes do debate, a campanha tenta organizar uma agenda no reduto eleitoral de Bolsonaro. A ideia é promover um ato na Baixada Fluminense, ao lado do atual governador, Cláudio Castro (PL), que tenta a reeleição.
- Sexta-feira (30/9)
A campanha de Bolsonaro ainda não definiu as agendas para a próxima sexta-feira.
- Sábado (1º/10)
Bolsonaro deve cumprir agenda em Brasília no dia anterior às eleições. Na última semana, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, ele prometeu “uma grande motociata” pela Esplanada dos Ministérios.
“Eu estou em full time até as eleições. O que está sendo discutido é uma grande motociata pelo Brasil no dia 1º de outubro. Estamos vendo como fica. Talvez [seja em] Brasília. A gente vai convidar o pessoal para dar umas duas, três voltas na Esplanada dos Ministérios. Tenho certeza que milhares de motos se farão presentes. E é uma maneira de colorirmos o Brasil na véspera das eleições”, afirmou o presidente na ocasião.
- Domingo (2/10)
No dia das eleições, Bolsonaro estará no Rio de Janeiro, onde deve votar e acompanhar a apuração dos resultados. De acordo com aliados, está certo de que a disputa pelo Palácio do Planalto será definida em segundo turno. Bolsonaro deve permanecer no estado fluminense até o fim da apuração e, a depender do resultado, definirá os próximos passos.