metropoles.com

“Liberdade de expressão deles”, diz Bolsonaro sobre quem defende golpe

Questionado sobre bandeiras anti-democráticas levantadas em manifestações pró-governo, Bolsonaro minimizou: “Faz parte da democracia”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Globo
entrevista candidato eleicoes 2022 jair bolsonaro na rede glodo tv jornal nacional
1 de 1 entrevista candidato eleicoes 2022 jair bolsonaro na rede glodo tv jornal nacional - Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta segunda-feira (22/8), em sabatina ao Jornal Nacional, que apoiadores que defendem o fechamento do Congresso em atos antidemocráticos exercem sua “liberdade de expressão”.

Inaugurando a série de entrevistas do noticioso da TV Globo com os candidatos ao Palácio do Planalto, Bolsonaro foi entrevistado na noite desta segunda pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos no estúdio montado exclusivamente para as sabatinas dos presidenciáveis.

Questionado sobre bandeiras golpistas em manifestações pró-governo, ele respondeu: “Você vê as manifestações nossas sem qualquer ruído, uma lata de lixo sequer revirada nas ruas. Eu considero como liberdade de expressão”.

“Quando alguns falam em fechar o Congresso é liberdade de expressão deles. Eu não levo pra esse lado. E pra mim isso aí faz parte da democracia. Eu não posso é eu ameaçar fechar o Congresso ou o Supremo Tribunal Federal. Então, Ô Bonner, eu não vejo nada demais. Vejo como liberdade de expressão, como alguns falam em AI-5. Nem existe mais AI-5. Você querer punir alguém por ela ter levantado uma faixinha ela ali no meio da multidão ‘AI-5’?. Isso aí é uma coisa que, no meu entender, não leva a lugar nenhum”, continuou.

0

As sabatinas com os postulantes a presidente têm 40 minutos de duração e são feitas ao vivo diretamente dos “Estúdios Globo”, anteriormente chamado de Projac, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

As datas e a ordem das entrevistas foram definidas por sorteio em 1º de agosto com representantes dos partidos dos presidenciáveis. Veja:

  1. Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL)
  2. Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT)
  3. Quarta-feira (24/8): sem entrevista
  4. Quinta-feira (25/8): Lula (PT)
  5. Sexta-feira (26/8): Simone Tebet (MDB)

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Após a sabatina desta segunda-feira, Bolsonaro conversou com apoiadores na saída dos estúdios da Globo e abriu uma live. Ele voltou a convocar os bolsonaristas para atos em apoio ao governo no dia 7 de Setembro e encerrou a gravação dizendo que iria procurar “um cachorro-quente ou um churrasquinho de gato” para finalizar a noite.

Convite aceito

No dia 5 de de agosto, o presidente Bolsonaro concordou oficialmente em ir aos estúdios da Rede Globo, no Rio de Janeiro, para conceder entrevista ao Jornal Nacional.

Inicialmente, Bolsonaro queria negociar a realização da entrevista no Palácio da Alvorada, como foi feito com os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff em eleições anteriores.

O Partido Liberal, sigla à qual o presidente é filiado, havia solicitado que a entrevista ocorresse na Residência Oficial da Presidência, sob a alegação de que os ex-presidentes petistas tiveram o mesmo direito quando tentaram reeleição em 2006 e 2010, respectivamente. No entanto, após negativa da Globo, ele recuou e aceitou o convite.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?