metropoles.com

Bolsonaro sobre missão de observação da OEA: “Vem observar o quê?”

O chefe da Missão de Observação Eleitoral, da OEA, Rubén Lezcano, reuniu-se com Bolsonaro nesta manhã. Segundo Rubén, Bolsonaro foi cordial

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro comendo churrasquinho em uma barraca no Guará, no DF
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro comendo churrasquinho em uma barraca no Guará, no DF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Antes de receber o ex-chanceler do Paraguai Rubén Ramírez Lezcano no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) debochou da Missão de Observação Eleitoral (MOE), da Organização dos Estados Americanos (OEA), no Brasil. Lezcano é chefe da missão.

Em conversa com apoiadores sobre a agenda do dia, Bolsonaro disse que receberia Lezcano. Entretanto, perguntou às pessoas “o que ele observaria” no Brasil.

“Eu vou estar agora com o chefe dos observadores [da Missão de Observação Eleitoral], que vai observar as eleições. Vou perguntar pra ele: ‘Vem observar o quê?'”, disse Bolsonaro, em tom de ironia. Alguns minutos após a fala, o presidente se encontrou com a comitiva da Organização dos Estados Americanos (OEA), no Palácio do Planalto.

A Missão de Observação Eleitoral (MOE) iniciou sua implantação diante das eleições gerais de 2 de outubro. Integrada por 55 especialistas e observadores de 17 nacionalidades, a missão estará presente em 15 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal.

Ainda nesta segunda-feira, o ex-chanceler se reúne com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes, às 17h.

Apesar da ironia do chefe do Executivo, Lezcano disse que a conversa com Bolsonaro foi “cordial”. “Com o presidente da República, mantivemos uma reunião muito cordial. Nós estamos levantando os depoimentos de todos os candidatos, de maneira que, oportunamente, vamos fazer nosso relatório […] Por agora, prefiro ser transparente em nossos diálogos, que se mantêm no início.”

Objetivos

O projeto da OEA tem como objetivo monitorar o pleito brasileiro, nos aspectos de tecnologia e organização eleitoral, votação no exterior, Justiça Eleitoral, financiamento político, campanhas e liberdade de expressão, participação política de mulheres, participação de grupos indígenas e afrodescendentes e violência eleitoral.

A intenção de Lezcano é se reunir com autoridades eleitorais e governamentais, líderes políticos, observadores nacionais e outros representantes da sociedade civil para analisar todos os prismas que envolvem a eleição. Ao fim, será apresentado um relatório com recomendações e observações feitas pela comissão.

Questionado sobre a data do encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o representante da OEA afirmou não terem chegado a um acordo, mas que a equipe da missão está em contato com o petista.

Veja o vídeo:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?