metropoles.com

Silva e Luna diz que Petrobras não pode “segurar preços” do petróleo

Analistas explicam que a estatal pode ter dificuldades com a importação dos combustíveis e correr o risco de desabastecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Gasolina - Crise - Petrobras
1 de 1 Gasolina - Crise - Petrobras - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Diante da alta dos combustíveis, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afirmou nesta quinta-feira (3/2) que a estatal está se esforçando para explicar ao Congresso Nacional e à população que não pode segurar preços do petróleo.

“A gente tem visto que isso tem sido entendido, mas a Petrobras não pode segurar preços. Trabalha em cima da legalidade, tem de praticar preços de mercado”, explicou. Na avaliação dele, a empresa tem de seguir a lei das estatais, das sociedades anônimas e, também, o próprio estatuto.

“Sabemos do prejuízo que é tentar segurar preços de forma artificial. Primeiro, vamos perder muitos investimentos, dificultar importação”, acrescentou.

Analistas explicam que, ao segurar preços, a petrolífera pode ter dificuldades com a importação dos combustíveis e, por consequência, correr o risco de desabastecimento.

Silva e Luna disse ainda que a empresa teve resultado positivo de R$ 31,142 bilhões no terceiro trimestre de 2021. Com o resultado, foi possível cobrir o prejuízo de R$ 1,5 bilhão do mesmo período do ano passado.

PEC dos Combustíveis

A declaração ocorre em meio a um debate sobre a criação de proposta de emenda à constituição (PEC) do governo federal para estabilizar a alta no preço dos combustíveis. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, na segunda-feira (31/1), que a PEC deve afetar somente o óleo diesel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?