metropoles.com

MEI e autônomo atrasados em contribuição podem prorrogar aposentadoria

O INSS estabeleceu novas regras sobre carência, direito adquirido para contribuintes individuais da Previdência e tempo de contribuição

atualizado

Compartilhar notícia

A sonhada aposentadoria pode chegar ainda mais tarde para alguns brasileiros. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu novas regras sobre carência, direito adquirido para contribuintes individuais da Previdência e tempo de contribuição.

As diretrizes determinam que trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais que pagarem as contribuições em atraso terão que trabalhar mais tempo para poder se aposentar.

O motivo? O INSS não considerará o período em atraso para os efeitos de cálculo de regras de transição, mesmo que o cidadão comprove que a atividade ocorreu antes da Reforma da Previdência.

A mudança não se aplica a trabalhadores com carteira assinada e nem a donas de casa ou estudantes, ou seja, trabalhadores facultativos.

Essa alteração foi feita em comunicado do INSS e determinada por uma interpretação do Decreto 10.410/20, que gerou a regulamentação da Emenda Constitucional 103/19, a qual instituiu a Reforma da Previdência.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?