metropoles.com

IGP-M na 1ª prévia de dezembro fica em 0,73%, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou recuo de 0,68% no último mês do ano, o equivalente a uma redução também de 0,68% em 12 meses

atualizado

Compartilhar notícia

IStok
chart with data on screen
1 de 1 chart with data on screen - Foto: IStok

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,73% na primeira prévia de dezembro, após ter recuado 0,02% na primeira prévia de novembro. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (11/12) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com o resultado, o índice acumulou recuo de 0,68% no último mês do ano, o equivalente a uma redução também de 0,68% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de dezembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, aumentou 0,96%, ante uma queda de 0,09% na primeira prévia de novembro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou elevação de 0,30% na prévia de dezembro, após o avanço de 0,03% na mesma leitura de novembro. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve alta de 0,30% na primeira prévia de dezembro, depois do aumento de 0,29% na primeira prévia de novembro.

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 30 de novembro. No dado fechado do mês de novembro, o IGP-M subiu 0,52%.

IPAs
Os preços dos produtos agropecuários medidos pelo IPA Agrícola subiram 0,51% no atacado, na primeira prévia do IGP-M de dezembro. Na mesma prévia de novembro, houve recuo de 0,47%, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Os produtos industriais no atacado mensurados pelo IPA industrial tiveram aumento de 1,11% na primeira prévia de dezembro, ante alta de 0,04% na mesma prévia do mês anterior.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens finais tiveram alta de 0,47% na primeira prévia de dezembro, depois do aumento de 0,19% na mesma prévia de novembro.

Os preços dos bens intermediários tiveram aumento de 1,47% na prévia de dezembro, ante elevação de 1,70% na primeira prévia de novembro. Os preços das matérias-primas brutas subiram 0,96% na primeira leitura de dezembro, após uma queda de 2,62% na mesma prévia de novembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?