metropoles.com

Governo dá mais três meses de carência para empréstimos do Pronampe

Programa tinha, inicialmente, prazo de carência de oito meses. Informação foi divulgada pelo Ministério da Economia nesta terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

O Ministério da Economia (ME) informou, nesta terça-feira (9/3), que os bancos poderão estender o prazo de carência das operações do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) de oito para 11 meses.

A mudança no texto do regulamento foi aprovada pela Assembleia de Cotistas do Fundo de Garantia de Operações (FGO), nessa segunda-feira (8/3), por sugestão da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do ME.

“As empresas que desejarem prorrogar a carência da linha do Pronampe devem procurar as instituições financeiras com as quais foram firmados os contratos de crédito”, esclareceu a pasta, em comunicado.

A mudança no prazo da carência não necessita de ajuste legislativo, porque o trecho foi vetado na Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, e reajustado no regulamento do FGO.

Originalmente, o Pronampe permitiu que o empreendedor tomasse até 30% do faturamento anual em empréstimos com as seguintes condições: prazo de pagamento de 36 meses, carência de até oito meses e taxa de juros de, no máximo, Selic + 1,25%.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?