metropoles.com

Criminalidade veta o trabalho dos Correios em 44% do Rio de Janeiro

Dos 27.616 endereços da cidade, 12.037 têm alguma restrição. Em 5.568 deles, os carteiros não vão de jeito nenhum

atualizado

Compartilhar notícia

Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Tânia Rêgo/ Agência Brasil
1 de 1 Tânia Rêgo/ Agência Brasil - Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Sob intervenção federal na segurança pública desde sexta-feira (16/2), o Rio de Janeiro tem, na criminalidade, um obstáculo para os Correios. Dos 27.616 endereços da cidade, 12.037, ou 43,6%, enfrentam alguma restrição para a entrega de produtos. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. Mas, a insegurança não afeta o trabalho da estatal apenas na capital fluminense. Como mostrou reportagem do Metrópoles, a atuação dos carteiros também é atrapalhada pela violência no Distrito Federal.

No Rio, há restrição na entrega em 6.469 CEPs. Nesses lugares, os Correios só chegam com escolta armada, o que acaba ampliando os prazos para recebimento de produtos. Em 5.568 endereços, os carteiros não levam produtos de maneira alguma, obrigando os clientes a buscarem encomendas em unidades da estatal.

A situação é tão grave que há limitações para a entrega em praticamente todas as regiões do Rio. Na zona norte, por exemplo, estão bairros com veto em 100% dos endereços, como Acari, Anchieta, Colégio e Costa Barros.

Nas áreas nobres da cidade, o problema é bem menor, mas, ainda assim, bairros como Botafogo, Ipanema e Copacabana têm pontos sem acesso dos carteiros.

Os Correios afirmam que têm se esforçado para tentar reduzir os ataques à empresa e aos funcionários, mas o “ambiente de violência na capital fluminense afeta toda a cadeia produtiva do estado e causa impacto ao cliente final”.

Segundo a estatal, cerca de R$ 20 milhões foram investidos em escolta armada, rastreadores e gerenciamento de risco. As áreas com restrições são definidas pela segurança da empresa, com mapa de risco fornecido por órgãos do estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?