metropoles.com

Comércio de veículos usados no DF despenca 37,6% no 1º semestre de 2020

Brasilienses comparam 70.614 unidades, contra 113.242 no passado. Foi o pior desempenho do Centro-Oeste; em Goiás, queda foi de 21,2%

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Freepik
1 de 1 - Foto: Foto: Freepik

A pandemia do coronavírus, causador da Covid-19, fez lojas fecharem, mudar o foco de vendas para as plataformas online e encher as redes sociais de promoções. Mesmo assim, as vendas de veículos usados no Distrito Federal caíram 37,6% no primeiro semestre de 2020, ante o mesmo período do ano passado: foram apenas 70.614 unidades comercializadas, contra 113.242. 

Isso significa que, em 2019, as lojas multimarcas de seminovos da capital venderam 906 unidades por dia útil; em 2020, apenas 565. É o pior desempenho do Centro-Oeste: em Goiás, a queda foi de 21,2%. No Mato Grosso do Sul, de 13,1%.

Em relação aos veículos pesados – fator que avalia o desempenho da economia – caiu pela metade: foram somente 475 caminhões ou carretas mudando de dono nestes seis primeiros meses de 2020, contra 967 no ano anterior.

A venda específica de motocicletas, principalmente as populares, caíram 43,4%. Numa época em que o serviço de entrega em domicílio se elevou, apenas 5.455 motos foram comercializadas no Distrito Federal, contra 9.635 em 2019.

Os dados foram divulgados pela Fenauto, a federação da associações dos revendedores de veículos. 

Em todo o país, junho teve resultado surpreendente, com 69,2% a mais nas vendas do que o registrado em maio(752.173 veículos, contra 444.653 de maio).

Embora os números acumulados neste ano ainda estejam em 33,7% negativos, em comparação a 2019, o setor comemora a melhora registrada desde a quinta semana do mês de abril.

O presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, diz que a entidade se foca nos estímulos que governos (nos três níveis) e empresas têm desenvolvido para aquecer a economia e flexibilizar a quarentena. 

“Estamos também analisando, com atenção e sensibilidade, os novos hábitos e comportamentos dos consumidores, fruto da experiência vivida nesse período da Covid-19”, comentou.

Parado no pátio
Apesar de mostrar claros sinais de reação em maio, com um aumento significativo de avaliações e captações, o mercado de carros usados no Brasil apresenta dados preocupantes no cenário pós-Covid-19. 

Um estudo de performance de veículos usados, produzido pela empresa de soluções MegaDealer, em parceria com a plataforma AutoAvaliar, mostra que o período de estadia dos automóveis nos estoques das concessionárias cresceu 43% no primeiro mês pós-pandemia. Isso faz com que o tempo entre captação e venda chegue a 69 dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?