metropoles.com

Brasil ultrapassará EUA em pessoas totalmente imunizadas em nove dias

País já superou Estados Unidos em percentual de população com ao menos uma dose e vê a distância encurtar no esquema completo de vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacinação em Goiás contra a Covid-19.
1 de 1 Vacinação em Goiás contra a Covid-19. - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Com 55,2% da população devidamente imunizada contra o coronavírus, o Brasil se aproxima dos Estados Unidos em relação ao número de pessoas que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. Se mantido o atual ritmo da campanha nos dois países, a quantidade de brasileiros que já tomaram as duas doses ou a aplicação única ultrapassará, no próximo dia 13 de novembro, o índice de norte-americanos que receberam o fármaco.

Dados do consórcio de veículos de imprensa* apontam que 117.805.832 brasileiros foram imunizados até a noite de quinta-feira (5/11). Os EUA têm 56,9% da população vacinada, segundo informações do Our World in Data, mantido pela Universidade de Oxford.

Considerando a média da última semana nos dois países, o Brasil ultrapassará os EUA em habitantes com o ciclo completo de vacinação em nove dias. A imunização dos brasileiros tem avançado a um ritmo de 0,23 ponto percentual (p.p.) a cada 24 horas, enquanto os Estados Unidos têm visto essa taxa crescer de maneira mais lenta – 0,02 p.p. a cada dia.

Os indicadores percentuais permitem uma comparação mais justa com relação aos vacinados, dada a disparidade da densidade populacional nas duas nações.

A campanha nacional começou oficialmente no dia 17 de janeiro deste ano, quando a primeira dose da Coronavac, fabricada pelo laboratório chinês Sinovac com o Instituto Butantan, foi aplicada.

Em 1º de setembro, o Brasil superou o país norte-americano no percentual de vacinados com ao menos uma dose contra a Covid-19, e assim continuou. Até o momento, 72,5% da população brasileira foi imunizada parcialmente. Entre os estadunidenses, o total é de 66%.

No total, o governo federal já distribuiu 334,9 milhões de vacinas e aplicou a primeira dose em 155.177.415 brasileiros. Disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelo consórcio de veículos de imprensa, esses índices foram coletados pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles.

“Os Estados Unidos têm um forte movimento antivacina, e isso explica a estagnação na imunização”, explica o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro.

Segundo o profissional, o movimento de pessoas contra a vacina da Covid-19 também ocorre no Brasil, mas a cultura do país ainda incita a população a procurar os postos de saúde para receber o fármaco. “Sempre apresentamos números positivos em campanhas de imunização, e isso, ainda bem, continua”, afirmou.

Ribeiro relembra que, para especialistas, a imunidade coletiva é considerada garantida apenas quando mais de 80% da população já completou o ciclo vacinal.

* O consórcio de imprensa é composto pelos veículos G1, O Globo, Extra, Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Uol.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?