metropoles.com

À sombra de desastre, Lula vai a Araraquara iniciar obra de prevenção

As enchentes que atingiram Araraquara, em dezembro de 2022, deixaram seis mortos e centenas de desabrigados. Lula volta à cidade nesta sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Pedido de impeachment imagem colorida presidente lula - metrópoles
1 de 1 Pedido de impeachment imagem colorida presidente lula - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

Em meio à crise das chuvas que assola o Rio Grande do Sul (RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Araraquara, em São Paulo, para dar início às obras de macrodrenagem e reurbanização de áreas que foram afetadas por enchentes, em dezembro de 2022. A cerimônia está prevista para ocorrer na manhã desta sexta-feira (24/5).

O evento marca o retorno do chefe do Executivo à cidade após o desastre que deixou seis mortos e centenas de desabrigados. Lula estava visitando o município para verificar os estragos das enchentes quando ocorreu a invasão às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília.

O presidente volta à cidade do interior paulista no momento em que as chuvas voltam a provocar inundações no Rio Grande do Sul. O desastre atinge 469 municípios e mais de 2 milhões de pessoas. O número de mortes chega a 163, e 581 mil estão desalojados, de acordo com os números divulgados nesta quinta-feira (23/5) pela Defesa Civil do RS.

Nesta semana, o presidente afirmou que a tragédia no Rio Grande do Sul “mudou o paradigma” da forma como os desastres climáticos são tratados no país. Ele também cobrou resposta “igual ou melhor” em eventuais crises que venham a ocorrer.

A prevenção a desastres é um dos eixos do novo Programa de Aceleração ao Crescimento, o chamado Novo PAC. A iniciativa inclui obras de contenção de encostas e construção de moradias longe de áreas de risco. O investimento previsto é de R$ 1,7 bilhão.

Aceno a Edinho

A visita também marca o apoio ao prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), cotado tanto para suceder Gleisi Hoffmann na presidência nacional do PT quanto para assumir a Secretaria de Comunicação da Presidência, a Secom.

Atualmente, a pasta está sob liderança interina de Laércio Portela, enquanto o ministro Paulo Pimenta atua na secretaria especial de reconstrução ao Rio Grande do Sul.

Edinho já assumiu a Secom na época do governo da também petista Dilma Rousseff e foi um dos coordenadores da campanha de Lula em 2022.

Agenda

Na agenda desta sexta, também está prevista a visita de Lula a uma escola de ensino fundamental para participar de uma ação de saúde bucal com os alunos.

Ainda em São Paulo, o presidente vai a Guariba para inaugurar a planta industrial de etanol da Raizen. Já no sábado, o titular do Planalto irá a Guarulhos, na abertura de trechos da rodovia Presidente Dutra. É esperada a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no palanque com o petista, além de uma série de ministros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?