metropoles.com

Para debater prevenção, jovem de Brasília com câncer posa careca

Gabrielly de Oliveira foi diagnosticada com tumor na mama aos 25 anos e topou as fotos para chamar a atenção para “outras belezas”

atualizado

Compartilhar notícia

gabi5
1 de 1 gabi5 - Foto: null

Há cinco meses, a carioca Gabrielly de Oliveira, moradora de Águas Claras, viu a vida virar de ponta-cabeça de uma hora para outra, entre o chuveiro e a roupa seca. Ela se enxugava depois do banho quando notou um nódulo no seio direito. Aos 25 anos, foi diagnosticada com câncer de mama, uma doença ainda incomum em mulheres jovens, mas não tão rara quanto antigamente.

Ao entrar para a estatística dos 58 mil diagnósticos da doença esperados para 2016, a psicóloga se viu exposta diante do óbvio: a queda de cabelos e a ansiedade que vem com ela. Os medos e a incerteza que acompanham o laudo são democráticos, ninguém está imune a cinco minutos de terror ante o câncer.

“A minha preocupação era mais a minha família. Eu sou filha única, achei que traria um sofrimento muito grande aos meus pais”, se recorda. Recolheu forças junto aos amigos e pessoas amadas e decidiu que, por pior que fosse, o câncer seria nada mais que uma “fase”. “O cabelo vai voltar a crescer, eu vou ficar curada e minha vida vai voltar ao normal. É fé mesmo”, resume.

Antes do diagnóstico, os cabelos de Gabrielly batiam pela cintura. Quando soube que perderia os fios logo nas primeiras sessões de quimioterapia, adotou um corte curto e platinado. “Estava adorando”, lembra. As mechas começaram a despencar timidamente, até que se foram de uma vez num banho. Não que ela já não soubesse, mas vê-las no ralo não foi fácil.

“De tudo o que eu já passei, foi o momento mais difícil”, confessa.

Tanto que até hoje não teve coragem de assumir a cabeça brilhante em público: na rua, a cabeça ganha acessórios como bonés, toucas e lenços. Contra a própria insegurança e para chamar a atenção sobre a prevenção do câncer, aceitou o convite da empresária Clarissa Santiago, da loja Clichê Urban Wear, e exibiu a careca em um ensaio assinado pelo fotógrafo Hugo Barreto e pela maquiadora Bianca Silvino.

“O interessante das fotos é justamente mostrar que não é porque a gente fica careca que não existe mais beleza. Pelo contrário. Existem outras belezas dentro de nós”, diz.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?