metropoles.com

Mais 20 dias para estoque de reagentes da rede pública ser normalizado

Contrato com nova fornecedora de material para a detecção de hepatite será assinado nesta sexta (16). Testes de HIV não teriam cessado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Cesar Brustolin
hiv
1 de 1 hiv - Foto: Divulgação/Cesar Brustolin

Exames de sangue para detectar o vírus do HIV e também de hepatite deixaram de ser feitos pela rede pública de saúde do Distrito Federal. A falta de reagentes motivou a “pausa” no serviço, que está re-estabelecido, de acordo com a Secretaria de Saúde.

A falta de material teria causado a ausência de reagentes nos estoques. “Acabou o contrato com a empresa que fornecia no segundo semestre de 2016. Como os kits têm validade estendida, não acabam de uma vez. Finalizamos o processo de licitação e nessa sexta-feira (17) o contrato com a nova fornecedora deve ser assinado”, afirma Maurício Gomes Fiorenza,  gerente do Laboratório Central (Lacen).

Fiorenza garante que não houve desabastecimento em exames para HIV. “Não houve um interstício, ele existiu para alguns marcadores de hepatite”, explica. Ainda de acordo com o gerente, o problema foi um “lapso temporal” causado pelo contrato e que foi resolvido.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 20 dias os estoques vão estar regularizados. Por mês, são realizados 18 mil testes, e, diariamente, a carga pode chegar a 400. O novo contrato assinado é de R$ 1,9 milhão, válido por 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 60.

A secretaria informou ainda que “o Lacen ressalta que os exames de sorologia podem ser substituídos pelos testes rápidos, que o laboratório está realizando normalmente até a entrega dos demais materiais. O teste rápido é preconizado pelo Ministério da Saúde como substitutivo da sorologia”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?