metropoles.com

Parque Deck Sul: novo, mas sem acesso livre para pedestres e ciclistas

Espaço será inaugurado neste domingo (28/5) e moradores da região afirmam que apenas carros chegam com facilidade ao local

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Deck Sul
1 de 1 Deck Sul - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Com inauguração marcada para este domingo (28/5), o parque Deck Sul – localizado ao lado da Ponte das Garças, na L4 Sul – é anunciado como mais uma opção de esporte e lazer aos habitantes do DF. O espaço, que abrange uma área de 77 mil metros quadrados, conta inclusive com 1,5km de ciclovia. Moradores reclamam, no entanto, que o acesso dos ciclistas e pedestres ao parque parece não ter sido levado em consideração.

Um deles é o advogado Ricardo Montalvão, 52 anos. Morador da Asa Sul, ele foi um dos responsáveis pelo abaixo-assinado entregue ao Governo do Distrito Federal que pedia a transformação da área em parque. Agora, às vésperas da inauguração do Deck Sul, ele está decepcionado. “O local não tem nenhuma possibilidade de acesso que não seja por carro. Quem vem da Asa Sul a pé ou de bicicleta e deseja chegar ao parque precisa atravessar a L4 Sul, onde os carros passam em alta velocidade”, explica.

Montalvão ressalta a atratividade do parque, mas também o perigo enfrentado para se chegar ao local: “É um lugar lindo, vai ser um polo atrativo de pedestres e ciclistas, com certeza. Mas não existe nenhuma via segura para que essas pessoas cheguem ao Deck Sul. Atravessar a L4 é chamar a morte para o parque”, diz.

De acordo com o advogado, o abaixo-assinado entregue em 2011, que pedia a instalação do parque, já previa a construção de uma passagem subterrânea na rodovia, para facilitar a travessia. A ideia, no entanto, foi dispensada por questões financeiras. Mas o advogado vê uma alternativa: a ampliação da ciclovia. “Se o governo construir mais 700m [de ciclovia] em direção à pista que existe no parque de uso múltiplo da Asa Sul, é possível conectar as duas [vias]. Só seria preciso instalar mais um semáforo na L4 Sul e a situação estaria resolvida”, argumenta.

Montalvão afirma que quer ter a oportunidade de andar de bicicleta com o filho de nove anos no parque que ajudou a idealizar: “A solução é muito necessária, até porque o parque não vai ficar ativo por um ou dois meses. A ideia é que seja eterno, e que todos tenham oportunidade de acesso a ele”, conclui.

Acionado pelo Metrópoles, o Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF) afirma que “fará estudos no local para implementar adequações que atendam da melhor maneira possível às necessidades de pedestres e ciclistas”. No entanto, o órgão não detalha nem dá prazo para as ações.

Deck Sul
Em construção desde dezembro de 2015, o parque Deck Sul será inaugurado neste domingo (28). O espaço possui cerca de 77 mil metros quadrados (sendo 7,4 mil de calçadas), ponto de encontro comunitário (PEC), circuito com equipamentos para ginástica, quadras de vôlei e poliesportiva, parques infantis, ciclovia e pista de cooper. Há também um deck de madeira com 551 metros de comprimento.

O espaço faz parte do projeto de revitalização da orla do Lago Paranoá e custou R$ 10.733.370,10 aos cofres públicos. O dinheiro foi fruto de um convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e a Novacap.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?