metropoles.com

Autor de atentado em Londres é Darren Osborne, 47 anos, afirma polícia

O suspeito está preso por homicídio e terrorismo. Ele atirou uma van contra um grupo de muçulmanos e causou a morte de uma pessoa

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Polícia Metropolitana
darren osborne atropelamento londres
1 de 1 darren osborne atropelamento londres - Foto: Divulgação/Polícia Metropolitana

A Polícia Metropolitana identificou o homem que atropelou muçulmanos próximo a uma mesquita em Finsbury Park, Londres. Darren Osborne, de 47 anos, vive em Cardiff, no País de Gales, e causou neste domingo (18/6) a morte de um homem e deixou outras dez pessoas feridas. Autoridades e a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, qualificaram o ato como atentado terrorista. Osborne está preso por homicídio e terrorismo.

Antes do ataque, o homem gritou “Eu quero matar todos os muçulmanos”, segundo relatos de testemunhas. Em seguida, ele jogou uma van contra uma multidão de fiéis.

0

 

O ministro da Segurança, Ben Wallace, informou que Osborne não era conhecido do governo. “O que posso dizer sobre este caso é que este indivíduo, até onde sabemos, não é conhecido por nós. Mas estamos cientes de um aumento da extrema direita”, disse o chefe da pasta.

O jornal britânico The Guardian informa que Osborne nasceu em Cingapura e sua mãe, sua irmã e seu sobrinho vivem em Weston-super-Mare, uma cidade costeira de Somerset, no sudoeste da Inglaterra.

Os vizinhos de Osborne disseram que estão em choque depois de ver fotos da polícia prendendo o homem. Dave Ashford, de 52 anos, afirmou: “Alguém me ligou e falou que era ele. E eu disse ‘não pode ser’. Então, eu vi a foto nas notícias e confirmei que é ele. Pauline Tibbs, 48, contou que viu Osborne andando na rua. “Mas nunca falei com ele. Ele parecia normal”, relatou a mulher.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, participou nesta segunda-feira (19) de reunião de emergência em que analisou o caso. A premier afirmou que a polícia trata o incidente como possível “ataque terrorista”. May qualificou o episódio de “terrível” e expressou sua solidariedade às vítimas e a suas famílias.

Atentado
O incidente ocorreu em um momento em que o bairro multiétnico estava lotado de muçulmanos que deixavam a mesquita após fazer as orações do Ramadã. A polícia disse que o motorista foi detido pela multidão até a chegada dos agentes.

Mohammed Shafiq, membro da Fundação Ramadhan, uma organização muçulmana, disse que, com base em relatos de testemunhas oculares, o atropelamento pareceu ser um “ataque deliberado contra muçulmanos inocentes”.

Testemunhas relataram que policiais fizeram massagem cardíaca de emergência em pelo menos um dos feridos. A polícia de Londres isolou a área. No início deste mês, uma van avançou contra pedestres na London Bridge. Três extremistas muçulmanos que realizaram o ataque foram mortos pela polícia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?