metropoles.com

Na última coletiva como presidente, Obama diz que não será candidato

O presidente dos EUA afirmou que vai se dedicar um tempo à família. “Quero ficar um tempo quieto”, disse Obama

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Obama atentado Orlando
1 de 1 Obama atentado Orlando - Foto: Reprodução

Durante sua última coletiva de imprensa, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou nesta quarta-feira (18/1) que não irá se “candidatar a um cargo político”.

“O que disse que é importante descansar um tempo para processar esse período incrível que passei. Agora vou aproveitar com minha família, vou fazer 25 anos de casado e espero que Michelle me aguente mais. Quero ficar um tempo quieto, sem ouvir tanto a minha voz”, ressaltou destacando que ainda quer “escrever bastante”.

Questionado sobre como foi ver as suas filhas reagirem à derrota de Hillary Clinton nas eleições de novembro do ano passado, o mandatário ressaltou o “orgulho” que tem das duas e que elas reagiram bem ao fato.

“Foi interessante foi ver como Malia e Sasha ficaram decepcionadas porque apoiaram Michelle durante a campanha e era o que nós acreditamos. Mas, o que também tentamos ensiná-las foi que a esperança existe e que o fim do mundo é apenas quando ocorre o fim do mundo. Aí você levanta, sacode a poeira e segue.

Nenhuma delas pretende seguir na carreira política e acho que a mãe delas também, mas sabem que precisam ser cidadãs ativas”, acrescentou. Ao receber a pergunta de que era o primeiro presidente negro do país, Obama afirmou que espera ver os EUA a ter “pessoas emergindo nos cargos políticos, sejam negros, de qualquer religião, judeus, hindus, se dermos chances a elas”.

Usando o exemplo dos Jogos Olímpicos no Brasil, Obama ressaltou que “nós vimos e demos o melhor nos Jogos Olímpicos do Brasil”.

“E isso foi divertido porque sempre que você vê quem é o melhor em seu esporte, é divertido. Mas eles são de todas as formas, cores, e você olha para Simone Biles e Michael Phelps e eles são bem diferentes. Isso é o que nos marca”, ressaltou.

“O que me preocupa mesmo é a desigualdade porque eu acho que se nós não investirmos nas pessoas, não permitirmos que todos trabalhe, isso vai nos levar a uma separação ainda maior entre os norte-americanos”, revelou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?