metropoles.com

EUA anuncia retirada de sanções contra Mianmar e Costa do Marfim

Obama fez o anúncio após uma reunião no Salão Oval com a líder de facto do país, a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
mianmar
1 de 1 mianmar - Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (14/9) a retirada de sanções econômicas contra Mianmar e a Costa do Marfim. No caso de Mianmar, Obama disse que a retirada ajudará o país a se beneficiar da transição para a democracia e a desenvolver seu “enorme potencial”.

Obama falou após uma reunião no Salão Oval com a líder de facto do país, a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi. É a primeira visita de Suu Kyi a Washington desde que ela ganhou seu posto de liderança, na eleição de novembro no país asiático. A visita sinaliza ainda a transformação de Suu Kyi de uma defensora da política que ficou longo tempo na prisão para uma líder nacional concentrada no crescimento econômico.

A autoridade de Mianmar disse a repórteres que deseja desenvolver os recursos internos do país e agradeceu Obama pelo apoio durante a transição.

Costa do Marfim
Também nesta quarta-feira, o governo Obama anunciou a retirada de sanções contra a Costa do Marfim, em reconhecimento das medidas do país para fortalecer as instituições democráticas. Por meio de uma ordem executiva, Obama retirou a validade de uma declaração de emergência nacional que valia para o país africano.

Porta-voz da Casa Branca, Ned Price disse que a Costa do Marfim atingiu um “progresso extraordinário” desde o fim da guerra civil em 2011. Price lembrou o fato de o país ter realizado uma bem-sucedida eleição e também de estar lidando melhor no combate ao tráfico ilícito de armas.

O porta-voz apontou que ainda há desafios para os marfinenses, como uma reforma agrária e o impulso ao crescimento econômico. Mas o funcionário disse que o país tomou passos importantes para reconciliar as diferenças que levaram à guerra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?