metropoles.com

Conservador Édouard Philippe é nomeado primeiro-ministro da França

Ex-integrante do Partido Socialista (PS), o novo premiê terá o objetivo de atrair deputados de centro-direita para a maioria parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

France Gouvernment
Hôtel Matignon frança bandeira
1 de 1 Hôtel Matignon frança bandeira - Foto: France Gouvernment

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta segunda-feira (15/5) Édouard Philippe, 47 anos, deputado e prefeito da cidade portuária de Havre, para o cargo de primeiro-ministro. Ex-integrante do Partido Socialista (PS) e filiado à ala moderada do partido Republicanos, o novo premiê terá o objetivo de atrair deputados de centro-direita para a maioria parlamentar, em caso de vitória do República em Movimento (REM), novo partido francês.

Depois de rachar o PS, cooptando deputados de centro-esquerda, o chefe de Estado repete a estratégia com a legenda de direita.

O nome de Philippe era o mais cotado para chefiar o governo desde o final da semana passada. Próximo do ex-primeiro-ministro Alain Juppé, de centro-direita, ele é visto como uma personalidade capaz de levar consigo para o REM dezenas de deputados moderados, reforçando a base de Macron no legislativo.

O partido ainda não fechou sua lista de candidatos à Assembleia Nacional nas eleições parlamentares de 11 e 18 de junho, guardando espaço para a absorção de uma parte do partido Republicanos.

Em um documentário veiculado na quinta-feira (11) pela rede pública France TV, Macron conversa com assessores no quartel-general de seu partido sobre sua estratégia para as eleições parlamentares. Então, afirma seu desejo de “desestabilizar” os dois mais tradicionais partidos do país, Socialista e Republicanos, para reforçar sua própria base.

“É preciso desestabilizar uma parte da direita que não se reconhece no voto em (François) Fillon. Por razões políticas, o Estado-Maior não virá. Não quero que eles venham, quero desestabilizá-los abrindo-lhes os braços, para que o custo da ruptura seja pago por eles”, diz Macron, explicando sua estratégia.

Tão logo o nome de Philippe foi anunciado, o novo presidente se encaminhou para Berlim, onde encontrará ainda nessa segunda-feira a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A reunião terá como principal tema a disposição de Macron de reformar a União Europeia, reforçando a zona do euro, formada pelos países que compartilham a moeda única.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?