metropoles.com

Egito descobre estátua gigante de faraó

A descoberta aconteceu na zona arqueológica de Ain Shams, na antiga cidade de Heliópolis, que agora é um bairro da capital egípcia

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Deutsche Welle
estatua
1 de 1 estatua - Foto: Divulgação/Deutsche Welle

Um time de arqueólogos egípcios e alemães encontrou duas estátuas de faraós da 19ª dinastia em uma escavação na área suburbana do Cairo, informou nesta quinta-feira (09/03) o Ministério de Antiguidades do Egito. Segundo o presidente do setor de Antiguidades Egípcias, Mahmoud Afifi, acredita-se que uma das estátuas seja de Ramsés 2º.

A descoberta aconteceu na zona arqueológica de Ain Shams, na antiga cidade de Heliópolis, que agora é um bairro da capital egípcia. A estátua maior, inicialmente atribuída a Ramsés 2º, foi encontrada fragmentada em grandes pedaços de quartzito, e mede no total cerca de oito metros.

A outra peça é a parte superior de uma estátua em tamanho natural do rei Seti, filho de Ramsés 1º e o segundo faraó da mesma dinastia. Ela é feita de caliça e tem aproximadamente 80 centímetros. O chefe da missão egípcia, Ayman Ashmaui, qualificou o achado como “muito importante” por sugerir que o templo de Oun era uma “estrutura magnífica”. “A descoberta das duas estátuas mostra a importância da cidade de Heliópolis, que era dedicada ao culto de Ra”, o deus Sol, afirmou Ashmawy.

Ashmawy disse ainda que as escavações e as pesquisas continuam em busca das demais peças para corroborar a identidade da estátua maior, já que a parte encontrada não tem epigrafia que indique a quem pertence.

Os arqueólogos acreditam, no entanto, que poderia ser de Ramsés 2º pelo fato de que foi descoberta em frente ao portal de seu templo. O faraó governou o Egito há mais de 3 mil anos, de 1279 a 1213 a.C.,  e sua efígie pode ser vista em uma série de sítios arqueológicos espalhados pelo país. O mais famoso monumento a Ramsés 2º se encontra em Abu Simbol, perto do Sudão.

O ministro de Antiguidades, Khaled al-Anani, disse que a estátua será transferida ao novo Museu Egípcio para ser restaurada e exposta em um local que será inaugurado parcialmente em 2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?