metropoles.com

Coreia do Norte testa míssil balístico lançado de submarino

Em comunicado, os chefes de gabinete da Coreia do Sul disseram que o projétil foi lançado e aparentemente falhou nos primeiros estágios do voo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
A apresentação militar é um dos eventos divulgados pela TV estatal da Coreia do Norte
1 de 1 A apresentação militar é um dos eventos divulgados pela TV estatal da Coreia do Norte - Foto: Divulgação

A Coreia do Norte realizou neste sábado (9/7) um teste com míssil balístico lançado de um submarino na costa leste do país, de acordo com os EUA e a Coreia do Sul. O míssil foi lançado de uma localidade perto da cidade costeira de Sinpo, disse um funcionário do Ministério de Defesa sul-coreano.

Em comunicado, os chefes de gabinete da Coreia do Sul disseram que o míssil foi lançado e aparentemente falhou nos primeiros estágios do voo. A agência de notícias sul-coreana Yonhap disse que o míssil provavelmente voou por apenas alguns quilômetros antes de explodir no ar, mas a informação não foi confirmada pelo Ministério de Defesa. O Comando Estratégico dos EUA também disse que o míssil foi rastreado entre a Península da Coreia e o Japão.

“Condenamos veementemente este e outros testes recentes de mísseis realizados pela Coreia do Norte, que violam resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, disse um porta-voz do Pentágono, comandante Gary Ross.

Especialistas em segurança dizem ser pouco provável que a Coreia do Norte tenha um submarino operacional capaz de lançar mísseis, mas reconhecem que o país está fazendo progresso nesse sentido. Isso seria alarmante para seus vizinhos, já que mísseis lançados de submarinos são mais difíceis de detectar. A Coreia do Norte já possui um arsenal considerável de mísseis balísticos e parece estar avançando em seus esforços para reduzir o tamanho de ogivas nucleares.

O teste anterior com míssil balístico lançado de submarino foi realizado em abril, e foi classificado como um sucesso pelos norte-coreanos. Autoridades de defesa da Coreia do Sul disseram que o míssil voou cerca de 30 quilômetros antes de provavelmente explodir no ar.

Nesta semana, a administração do presidente dos EUA, Barack Obama, impôs sanções ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, pela primeira vez, por violação dos direitos humanos. O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte disse que a medida é equivalente a uma declaração de guerra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?