metropoles.com

China afirma que não pode encerrar programa nuclear da Coreia do Norte

A detecção do quinto teste nuclear da Coreia do Norte, na sexta-feira (9/9), trouxe renovada pressão sobre o governo em Pequim, o principal aliado político de Pyongyang

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
The Forbidden City in winter,Beijing,China
1 de 1 The Forbidden City in winter,Beijing,China - Foto: iStock

A China respondeu nesta segunda-feira (12/9) às críticas de que deveria fazer mais para pressionar a Coreia do Norte a interromper seu programa nuclear e afirmou que os Estados Unidos são os principais responsáveis por incitar o conflito na Península da Coreia.

A detecção do quinto teste nuclear da Coreia do Norte, na sexta-feira (9), trouxe renovada pressão sobre o governo em Pequim, o principal aliado político de Pyongyang. Segundo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, a China tem “uma responsabilidade importante” sobre a Coreia do Norte.

Hoje, a porta-voz do ministério de Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, afirmou que Carter “foi modesto demais”. “Quem começou um problema é que precisa resolvê-lo”, disse, citando um provérbio chinês e pedindo que os EUA “assumam sua responsabilidade”,

“Acredito que os EUA precisam abandonar a questão do desenvolvimento nuclear e trabalhar o quanto antes em uma resolução tangível e efetiva”, afirmou.

A China já concordou anteriormente com a imposição de sanções das Nações Unidas sobre a Coreia do Norte, além de tomar medidas unilaterais como a restrição de importações de alguns materiais básicos. Críticos, no entanto, afirmam que a China poderia fazer mais para punir o regime por seus testes nucleares, algo que o governo de Pequim se opõe publicamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?