*

O chef brasiliense André Batista vai compartilhar seus conhecimentos sobre charcutaria e técnicas de conservação de alimentos em um curso programado para este mês. Serão dois sábados de aulas, em 22/10 e 29/10, das 9h às 15h, num total de 12 horas de duração. Os alunos terão direito a apostila e certificado.

A charcutaria consiste na preservação de alimentos em técnicas de salmoura, defumação, entre outros. O conteúdo do primeiro encontro inclui a teoria da charcutaria (cortes suínos, tripas, tipos de curas, conservantes e antioxidantes) e uma introdução aos tipos de embutidos (linguiça e bacon). Na segunda aula, haverá a prática tanto de produção da linguiça quanto de defumação do bacon.

André é chef mais de 10 anos na cozinha — já trabalhou nos restaurantes Patu Anú e Alice –, e há quatro anos decidiu partir para a fabricação de embutidos. Criou então a marca Cacciatore, pela qual produz três tipos de linguiça. Todos de forma artesanal.

Ele fornece para vários restaurantes da cidade bacon (feito com barriga de porco e defumação fria), chorizo de rueda (linguiça típica da Argentina, com pernil, páprica picante, vinho tinto e especiarias) e jalapeños (de pernil, cominho e picles de jalapeños).

Curso de Charcutaria com o chef André Batista
Dias 22/10 (sábado) e 29/10 (sábado), das 9h às 15h, no Espaço Gourmet A Bota (Ql 15, Conjunto 7, Casa 19, Lago Norte). Inscrições pelo telefone 99806-3574. Valor: R$ 500, incluindo material, almoço nos dois dias, 1kg de linguiça e 500g de bacon feito pelo próprio aluno.



 

COMENTE

charcutariaAndré Batistabacon