metropoles.com

CBF vai oferecer Brasil para ser ‘campos de testes’ para tecnologia

Entre os testes está o uso de vídeo para auxiliar a arbitragem. Essa será uma das propostas de Fernando Sarney à Fifa nos próximos meses

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mané Garrincha
1 de 1 Mané Garrincha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai oferecer o Brasil à Fifa para ser um “campo de testes” para novas tecnologias no futebol, inclusive o uso de vídeo para ajudar a arbitragem. Essa será uma das propostas que Fernando Sarney vai apresentar em Zurique nos próximos meses.

Nesta quarta-feira (2/12), ele assume o cargo no Comitê Executivo da Fifa, colocando um fim a seis meses sem a presença do Brasil na entidade máxima do futebol. Por enquanto, porém, o novo representante da CBF vai evitar trazer novas propostas.

O cargo era ocupado por Marco Polo Del Nero, presidente da CBF. Mas, desde a prisão dos cartolas da Fifa – entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin – em maio, o dirigente não viajou para fora do Brasil.

Conforme a reportagem revelou com exclusividade em outubro, Del Nero pediu para sair da Fifa. Sarney, assim, assumirá também o Comitê do Futebol Olímpico e será membro do Comitê de Futebol de Praia e Futsal. Por enquanto, ele não deve fazer nenhuma proposta e apenas acompanharia as votações apostando nas opções já fechadas na Conmebol.

Movimentação
Mas Sarney tem planos de já iniciar uma maior movimentação a partir de 2016. Um dos pontos principais será a arbitragem. No ano passado, a CBF pediu que a Fifa autorizasse o país a usar o “juiz eletrônico”, permitindo o uso do vídeo para auxiliar os árbitros em campo.

“Informamos para a CBF que quando as discussões começarem e se o IFAB (as quatro associações britânicas e a Fifa) concordar em realizar testes desse tipo no futuro, ela será convidada para participar dos experimentos”, indicou a Fifa na época.

Agora, Sarney vai tentar convencer os demais membros da Fifa a repensar a situação e, caso a International Board aprove o teste, o novo representante da CBF ofereceria à Fifa a possibilidade de que o Brasil fosse utilizado como “campo de testes”. Fontes na Fifa indicaram que esses testes poderiam já começar no segundo semestre de 2016.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?