metropoles.com

Flamengo só empata e vê sonho do título ficar mais distante

O esquema com três volantes arquitetado pelo técnico Jair Ventura surtiu efeito. Neste sábado, mesmo com maior volume de jogo, o Flamengo não conseguiu superar a retranca do Botafogo e apenas empatou por 0 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa foi a quarta […]

atualizado

Compartilhar notícia

reprodução/twitter
flamengo x sport
1 de 1 flamengo x sport - Foto: reprodução/twitter

O esquema com três volantes arquitetado pelo técnico Jair Ventura surtiu efeito. Neste sábado, mesmo com maior volume de jogo, o Flamengo não conseguiu superar a retranca do Botafogo e apenas empatou por 0 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Essa foi a quarta partida consecutiva sem vitória do Flamengo, sequência que tornou mais difícil o sonho do título nacional. Com o empate, a equipe foi a 63 pontos e está a quatro do líder Palmeiras, que recebe o Internacional neste domingo. Já o Botafogo, que não perde há sete partidas e sofreu apenas dois gols nessa sequência, está em quinto com 55 pontos.

Após o frustrante empate, o Flamengo encara o América Mineiro no Independência, em Belo Horizonte, no dia 16 de novembro, mesmo dia em que o Botafogo recebe a Chapecoense no Luso-Brasileiro.

Como havia antecipado o técnico Zé Ricardo, o Flamengo foi a campo sem novidades. Fernandinho, assim, seguiu como substituto de Everton, que se recupera de contusão na coxa. Jair Ventura, por sua vez, apostou num esquema mais cauteloso: Airton, Bruno Silva e Rodrigo Lindoso formavam um trio de volantes no meio-campo, enquanto Camilo era responsável por municiar o ataque formado por Neilton e Rodrigo Pimpão.

E, com a formação cautelosa do adversário, o Flamengo começou pressionando. Com menos de um minuto, após cruzamento rasteiro, Diego recebeu dentro da área e finalizou com perigo. Segundos depois, na saída de bola, Guerrero apertou e quase roubou a bola de Sidão. Era a tônica do jogo: o time mandante pressionava, enquanto o recuado Botafogo esperava os contra-ataques.

Mas a tática de Jair Ventura, aos poucos, foi surtindo efeito. E o ferrolho defensivo diminuiu o ímpeto do Flamengo. A equipe só chegou novamente aos 14, após belo lançamento de Diego para Guerrero. De primeira, o peruano bateu firme – e longe do gol. Minutos depois Airton e Rodrigo Lindoso responderam em chutes de longe – e também para fora. O duelo permanecia truncado. Tanto Muralha quanto Sidão pouco trabalhavam.

Embora começasse a dominar a posse de bola, o Botafogo esbarrava na tarde pouco inspirada de Camilo, que errava passes importantes. E foi justamente numa bola perdida pelo meia que o Flamengo criou sua primeira grande chance: após rápido contra-ataque, Diego aproveitou rebote de cruzamento e finalizou rasteiro, para boa defesa de Sidão.

Mesmo sem alterações, o segundo tempo começou em ritmo totalmente distinto. E, logo aos 11 segundos, Neilton recebeu pouco antes da meia-lua, chutou no canto e Muralha fez grande defesa. Aos 4, porém, após um longo cruzamento, o goleiro calculou mal e saiu errado. Rodrigo Pimpão desviou de cabeça e a bola por pouco não entrou.

Com as duas equipes menos retraídas, a partida ficou aberta. Diego, aos 7, cobrou falta com perigo. Quatro minutos depois Guerrero recebeu cruzamento rasteiro, mas, com o gol aberto, não conseguiu completar.

Após o ímpeto inicial, o Botafogo congestionou o meio-campo, desacelerou a transição e travou o ritmo do jogo. As substituições, então, começaram. Cirino e Emerson Sheik entraram nos lugares de Gabriel e Fernandinho, enquanto Jair Ventura colocou Diogo Barbosa na vaga de Airton. O ritmo, contudo, seguia o mesmo. Cirino ainda desperdiçou boa chance aos 38, mas foi só. O Botafogo segurou o empate até o fim e complicou seu rival na disputa pelo título.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?