metropoles.com

Brasileiros ficam sem vaga no 1º dia do Pré-Olímpico de Tênis de Mesa

Todos foram eliminados de forma precoce para rivais de menor expressão

atualizado

Compartilhar notícia

Robson Fernandes/Estadão Conteúdo
Lígia Silva
1 de 1 Lígia Silva - Foto: Robson Fernandes/Estadão Conteúdo

O Brasil chegou ao Pré-Olímpico Latino-Americano de Tênis de Mesa como favorito a garantir as três vagas possíveis no Rio-2016 já no primeiro dia. Mas não foi isso que se viu nesta sexta-feira (1/4), em Santiago. Todos os brasileiros foram eliminados de forma precoce para rivais de menor expressão.

No masculino, Gustavo Tsuboi perdeu para o chileno Felipe Olivares, número 265 do ranking mundial, por 4 sets a 3, e se despediu nas quartas de final. O brasileiro, que é disparado o melhor latino do ranking, volta a jogar no sábado, quando mais duas vagas estarão em jogo. A porto-riquenha Adriana Diniz e a colombiana Lady Ruano, finalistas nesta sexta, já não competem mais. Depois, no domingo, mais uma credencial para o Rio-2016 será disputada.

No feminino, Caroline Kumahara perdeu logo na estreia para a cubana Idalys Lovet por 4 a 3. Na segunda rodada, Gui Lin caiu frente a Lisi Castillo, também de Cuba, por 4 a 2, enquanto a jovem Bruna Takahashi, de apenas 15 anos, foi eliminada por Neridee Nino, da Venezuela, em mais um jogo de sete sets.

As brasileiras voltam a brigar por duas vagas olímpicas no sábado (2/4) e, se necessário, no domingo (3/4). Caso duas brasileiras obtenham a classificação no sábado, ninguém joga domingo. As três estão entre as quatro melhores do ranking mundial entre as inscritas e, junto com Lígia Silva, fizeram a semifinal do Campeonato Latino-Americano, em fevereiro. Por isso, chegaram com status de favoritas.

No masculino, o Brasil também tinha a possibilidade de levar três mesa-tenistas a Santiago, mas optou por só enviar Gustavo Tsuboi, uma vez que, com Hugo Calderano já classificado para o Rio-2016 como campeão dos Jogos Pan-Americanos, o País só pode classificar um jogador pelo Pré-Olímpico.

De qualquer forma, serão três homens e três mulheres brasileiras no Rio-2016, uma vez que o Brasil participa da competição por equipes. Para jogar em simples, entretanto, só há o convite para um jogador por chave. No masculino, com a classificação de Calderano, o convite foi descartado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?