metropoles.com

Sucesso na internet, youtubers migram para TV aberta

Na esperança de transformar os milhares de seguidores desses artistas em audiência, Globo e SBT apostam em influenciadores digitais

atualizado

Compartilhar notícia

TV Globo/Reprodução
Choque de cultura red
1 de 1 Choque de cultura red - Foto: TV Globo/Reprodução

Não é de hoje que o sucesso estrondoso dos youtubers na internet tem aberto portas para outros formatos do entretenimento. Se já é comum ver os ídolos da web no teatro, filmes, séries e até em peças publicitárias, agora eles estão invadindo, também, a TV aberta. Na esperança de transformar os milhares de seguidores desses artistas em audiência, nomes como Kéfera Buchmann, Pedro Rezende, Flávia Pavanelli e, mais recentemente, os humoristas do Choque de Cultura, são as novas apostas da Globo e do SBT.

Desde o último domingo de setembro, Caito Mainier, Daniel Furlan, Leandro Ramos e Raul Chequer estrearam na emissora carioca o popular Choque de Cultura, quadro do canal TV Quase, do YouTube, com mais de 3,7 milhões de visualizações. Os comediantes fecharam contrato para temporada com 10 programas, que irão ao ar sempre após a exibição do filme da Temperatura Máxima.

No episódio de estreia, Rogerinho do Ingá (Caito Mainier), Maurílio dos Anjos (Raul Chequer), Julinho da Van (Leandro Ramos) e Renan (Daniel Furlan) comentaram o longa de animação A Era do Gelo. A primeira aparição na programação da Globo dos maiores nomes do transporte alternativo do país pegou os espectadores de surpresa e colocou a hashtag #ChoqueNaGlobo entre as mais comentadas. No último domingo (7/10), o debate foi sobre Uma Noite no Museu 3.

“Pela primeira vez temos a oportunidade de levar a TV Quase, o pesadelo do audiovisual, do jeitinho que ela é, a um público que não sabia da gente. É um momento especial. E vai ser isso aí”, disse Daniel Furlan, em uma publicação na fanpage da TV Quase.

Não é recente o namoro entre o canal dos Marinhos e Kéfera Buchmann.  A Rede Globo teve de fazer diversas concessões para conseguir ter a youtuber no elenco de Espelho da Vida, de Elizabeth Jhin. A mais importante delas foi aceitar que ela mantivesse seu canal no YouTube, 5inco Minutos, onde possui mais de 11 milhões de inscritos.

Resolvido o imbróglio, a moça fez um vídeo para comemorar a escalação. O Minha Estreia na TV ultrapassou a marca de 377 mil views. “Finalmente, depois de anos no YouTube, estarei lá, Globo. Um grande ‘plot twist’ na minha vida e a realização de um grande sonho”, afirmou.

Jogo arriscado
Professora da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Maria Cristina Palma Mungioli sinaliza, porém, a possibilidade de fracasso nessa aposta das emissoras, visto que nem sempre os fãs continuam acompanhando os trabalhos realizados pelos ídolos fora da internet.

“Esses youtubers saem de um ambiente de total liberdade criativa e de expressão e passam a ter de seguir as regras televisas. Muitas vezes acabam perdendo a essência e afastando os fãs originais”, pontua. “Exemplo disso são os filmes da Kéfera, que tiveram um número inferior de bilheteria ao de inscritos em seu canal”, conclui.

De qualquer maneira, a professora acredita que o investimento a longo prazo seja válido. “Os espectadores da TV aberta estão envelhecendo e a ida desses profissionais pode ajudar nessa renovação”, conclui Mungioli.

Preconceito
Esta não é a primeira vez que Kéfera se arrisca como atriz. A jovem influenciadora tem no currículo a participação em três longas-metragens: É Fada (2016), O Amor de Catarina (2016) e Gosto Se Discute (2017) — quando revelou ter sido vítima de preconceito no set de filmagem. “O meu maior sonho profissional é ser vista como uma boa atriz. Porque eu sofro muito preconceito por ter vindo do YouTube, tanto do público quanto da galera do cinema. Toda vez que entro num set de filmagem e começo o processo é assim”, desabafou em entrevista ao canal da Gabriela Pugliesi.

Recentemente, a global Camila Morgado tem sido responsabilizada pela não contratação de Bianca Andrade, do canal Boca Rosa, para o elenco de Malhação: Vidas Brasileiras. A veterana teria se recusado a contracenar com a youtuber e exigido uma “atriz de verdade”. Após a notícia viralizar, a Globo se pronunciou e negou a informação.

0

 

SBT entrou na onda
Ídolo infanto-juvenil, Pedro Rezende, do canal Rezende Evil também estreou como ator no SBT em Z4, série em fase de produção. Dono de um canal com mais de 16 milhões de seguidores, o rapaz será um dos quatro cantores da boy band que protagoniza a trama.

O jovem também usou sua página para divulgar a produção da emissora paulista. No vídeo Eu Estou na Nova Novela do SBT, Rezende comemora e pede a audiência de seus fãs. “Estou muito ansioso. Mano, vocês têm noção o que é participar de uma novela? É bizarro!”, afirmou.

Flávia Pavanelli, youtuber com mais de 4,2 milhões de seguidores, e também conhecida por ser ex-namorada do polêmico Biel, está no ar em Aventuras de Poliana. A jovem interpreta uma vilã que vive implicando com a personagem de Larissa Manoela.  Flávia também usa a sua página para divulgar a produção infantil com reactings, vídeos em que assiste e comenta as próprias cenas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?