metropoles.com

Arranha-Céu — Festival de Circo Atual ocupa Funarte até domingo (11)

Realizado pelo Coletivo Instrumento de Ver, evento reúne espetáculos de arte circense, demonstrações de acrobacias e sessão de vídeo-circo

atualizado

Compartilhar notícia

meu-chapeu-e-o-ceu
1 de 1 meu-chapeu-e-o-ceu - Foto: null

Apresentações de números circenses, de espetáculos teatrais que utilizam as técnicas do circo, filmes sobre o tema, mesa-redonda e encontro de aprendizes dessa arte compõem a programação do Arranha-Céu — Festival de Circo Atual. O evento começa nesta quarta-feira (7/12) e segue até domingo (11/12), no Teatro Plínio Marcos da Funarte.

Idealizado e produzido de forma independente pelo Coletivo Instrumento de Ver, o festival tem a finalidade de mostrar e falar um pouco sobre a poética do circo contemporâneo. Quer também promover intercâmbio entre artistas, alunos de técnicas circenses e admiradores do tema.

À frente do Arranha-Cèu estão as atrizes-acrobatas Beatrice Martins, Julia Henning e Maíra Moraes. As três se revezam em diferentes funções para tornar possível esta primeira edição do festival circense. Desde 2002, o trio é envolvido na prática e divulgação das acrobacias aéreas em Brasília, seja dando aulas e workshops ou encenando espetáculos como “Meu Chapéu É o Céu” e “PorUmTriz”.

Confira a programação completa do Arranha-Céu — Festival de Circo Atual:

Dia 7/12 (quarta)
18h30 — Colóquio Pilotis
Um bate-papo entre artistas convidados para refletir sobre o cenário das acrobacias aéreas em Brasília. Com mediação de Julia Henning.

20h30 — Cine-Circo
Exibição de vídeos-circo de realizadores do Brasil, França e Bélgica. Vídeo-circo é um novo formato de hibridismo entre o circo e o audiovisual. Com curadoria de Cícero Fraga e agência Comova.

por-um-trizDia 8/12 (quinta)
20h — 1º Encontro dos Alunos de Aéreos
Mostra dos alunos de cursos de acrobacias aéreas da cidade, aspirantes e jovens artistas.Coordenado por Bela Levi.

Dia 9/12 (sexta)
21h — Cabaré — Noite Aérea
Neste espetáculo em formato de cabaré, artistas convidados apresentam seus números nas técnicas de trapézio, tecido, lira, entre outros aparelhos aéreos. Direção de Julia Henning e Maíra Moraes.

Dia 10/12 (sábado)
21h — PorUmTriz (foto acima)
Espetáculo solo da acrobata Beatrice Martins, que foi ginasta da seleção brasileira na adolescência e teve a carreira esportiva interrompida por um acidente na via Dutra, em 1997. Aqui, ela usa acrobacias, dança e vídeo para narrar sua transição de ginasta a trapezista. Direção, dramaturgia e coreografia de Raquel Karro.

Marcelo Dischinger/DivulgaçãoDia 11/12 (domingo)
17h — Meu Chapéu É o Céu
Dirigido por Leo Sykes, o espetáculo traz uma mistura linguagens que permeia o universo das acrobacias, do clown e do circo-teatro. Três lavadeiras interagem entre si, resolvendo, promovendo conflitos e criando um universo encantado.

20h — Udi Grudi em ConSerto (foto ao lado)
O grupo de circo-teatro pioneiro do circo brasiliense faz uma participação especial na programação. Desde 1982, o Udi Grudi desenvolve uma linguagem própria baseada no clown, no teatro experimental e na música.

Arranha-Céu — Festival de Circo Atual
De 7/12 (quarta) a 11/12 (domingo), veja horários na programação acima. No Teatro Plínio Marcos (Complexo Cultural Funarte — Eixo Monumental). Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Entrada franca no dia 7/12. Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?