metropoles.com

Nova formação de Os Mutantes faz quatro shows na Caixa Cultural

O guitarrista Sérgio Dias se ampara na trajetória lendária da banda para mantê-la em atividade, ao lado de novos companheiros

atualizado

Compartilhar notícia

Clarissa Lambert/Divulgação
Os Mutantes
1 de 1 Os Mutantes - Foto: Clarissa Lambert/Divulgação

O grupo já não conta mais com Rita Lee nem Arnaldo Baptista, nem com Dinho Leme e Liminha, mas a lenda continua. E é tão forte que pode despertar interesse do público por uma banda completamente nova, liderada por Sérgio Dias, o último remanescente da formação original em 1966.

Acompanhado por Esméria Bulgari (vocais), Henrique Peters (vocais e teclados), Vinícius Junqueira (baixo) e Cláudio Tchernev (bateria), Dias (guitarra, violão e vocais) traz o atual Os Mutantes para quatro apresentações, de quinta-feira (7/7) a domingo (10/7), na Caixa Cultural.

Com essa nova formação, ele dá prosseguimento ao projeto iniciado em 2006, quando se reencontrou no palco com o irmão, Arnaldo, e Dinho, com Zélia Duncan nos vocais. Na ocasião, ressuscitava a banda que marcou a história da música brasileira enquanto esteve em atividade — entre 1966 e 1978.

Músicas da fase áurea, como “Bat Macumba, “A Minha Menina”, “Jardim Elétrico”, “Balada do Louco” e “Panis Et Circenses” vão dominar o repertório a ser apresentado na Caixa. Porém, nada impede que apareçam aqui e ali faixas de “Haih or Amortecedor” e “Fool Metal Jack”, os dois (pálidos) discos d’Os Mutantes pós-2006.

Confira em cinco vídeos a trajetória da banda, das origens à formação que acompanha Sérgio Dias nos shows em Brasília:

Em 1966, em São Paulo, Rita Lee e os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias criam Os Mutantes, contando ainda com Dinho Leme e Liminha. Em seu som, a banda mistura música brasileira e pop psicodélico, inspirada em Beatles, Beach Boys, Luiz Gonzaga e, claro, os tropicalistas Caetano Veloso e Gilberto Gil, de quem naturalmente se aproximam. Arrebatam plateias em festivais e lançam o primeiro disco em 1968, “Os Mutantes” — que inclui “Panis et Circenses”.

Em 1972, a banda lança “Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets” — que contém “Balada do Louco”. Antes dele tinham lançado ainda “Mutantes” (1970), “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” (1970) e “Jardim Elétrico” (1971). Mas esse foi o quinto e último disco com participação de Rita, que se separou de Arnaldo, com quem era casada, e deixou a banda.

Sem Rita e sem Arnaldo, Sérgio Dias mantém a banda. Em 1974, lança o LP “Tudo Foi Feito Pelo Sol”. “Os Mutantes estão de volta e totalmente mudados como o próprio nome exige”, anunciava Dias no “Fantástico”, da TV Globo. É o início de uma fase mais progressiva — intensificada no disco seguinte, “O A e o Z” (1973, só lançado em 1992) — e também o último trabalho com Dinho Leme e Liminha. Em 1978, Dias dá por encerrada a carreira d’Os Mutantes.

Os Mutantes volta a dar sinais de vida nos anos 2000. Nesse ano, é lançado “Technicolor”, disco gravado em 1970, com versões em inglês, francês, espanhol e português de músicas já registradas em álbuns anteriores. Em 2006, Sergio Dias volta a se reunir com Arnaldo Baptista e Dinho Leme, com Zélia Duncan nos vocais. Fazem show histórico em Londres, turnê pelos Estados Unidos e registram o encontro no CD/DVD “Live at Barbican”. No ano seguinte, gravam em estúdio “Haih or Amortecedor”, com Bia Mendes no lugar de Zélia.

Nem o Grammy Latino recebido por “Haih or Amortecedor” motiva Arnaldo e Dinho a prosseguirem no projeto de retomada de Os Mutantes. Sérgio Dias volta, então, a estar sozinho na tarefa de sustentar o nome da banda. Arregimenta novos músicos e chega à atual formação, com a qual grava em 2013 o CD “Fool Metal Jack”, recebido mais como um disco do próprio Sérgio do que do mítico Os Mutantes.

De 7/7 (quinta) a 9/7 (sábado), às 20h, e 10/7 (domingo), às 19h. No Teatro da Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 4; 3206-6456.). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). À venda na bilheteria do teatro, somente em dinheiro (terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h). Não recomendado para menores de 14 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?