metropoles.com

Com menos orçamento, Porão do Rock aposta em bandas locais e inéditas

Ira! e Planet Hemp são exemplos de formações populares que se apresentam pela primeira vez no Porão do Rock

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Ira!, banda
1 de 1 Ira!, banda - Foto: Divulgação

O Porão do Rock está prestes a alcançar 20 anos de presença na agenda cultural de Brasília. Em sua 19ª edição, marcada para este sábado (29/10), no estacionamento do estádio Mané Garrincha, o festival passou por perrengues relativos a orçamento.

Perdeu cerca de 20% de investimento na comparação com o ano passado, segundo o diretor Gustavo Sá. Por isso, o evento apostou na curadoria: 14 atrações locais e 14 de outros estados, incluindo Planet Hemp e Ira! (foto no alto), bandas veteranas e estreantes no evento.

“O orçamento dificultou absurdamente. Mas a gente tem que entender a situação complicada do país e do GDF”, conta. Por outro lado, o diretor valoriza o impacto econômico que o festival tem na cidade. “Gera 1 mil empregos diretos, 4 mil indiretos. Todos os fornecedores são daqui. Metade das bandas são da capital”, completa.

Washington Possato/Divulgação
Marcelo D2 e BNegão: a volta do Planet Hemp

 

Lineup: novidades, nostalgia e medalhões
Novamente dividido em três palcos – sendo um deles de hardcore e metal –, o Porão começa às 15h e deve terminar lá pelas 4h da madrugada de domingo. Sá entende a necessidade de mostrar novidades. Mas pondera que o evento precisa de nomes conhecidos. “Tem que ter um misto de independentes e artistas que tragam público”.

Nesse sentido, surgem dois grandes nomes que estreiam no line up. O Planet Hemp retornou em definitivo no fim de 2015, com Marcelo D2 e BNegão no comando. A banda Ira!, por um desencontro cronológico, também nunca tocou no Porão.

Nasi e Edgard Scandurra vêm para comemorar os 30 anos do disco “Vivendo e Não Aprendendo”, que revelou faixas como “Envelheço na Cidade” e “Dias de Luta”. Nos palcos principais, ainda se apresentam o rapper Emicida e o grupo Nação Zumbi, que deve lembrar as duas décadas do disco “Afrociberdelia”, o último com Chico Science ainda vivo.

Quem também deve repassar os hits da carreira é o extrovertido Supla. Na gaveta das bandas novas e emergentes, os goianos da Boogarins também estreiam no Porão. Retornam ao evento a Far From Alaska, de Natal (RN), e a brasiliense Darshan.

Jow Head/Divulgação
Oitão, a banda hardcore de Henrique Fogaça (segundo da esq. para dir.), chef e jurado do programa MasterChef

 

No palco pesado: Henrique Fogaça e cia
Para o espaço dedicado a grupos hardcore e metal, Sá preferiu não escalar um headliner do porte de Sepultura, Angra ou Ratos de Porão. Bandas em diferentes fases compõem a programação. Uma que deve chamar a atenção do público é a Oitão (SP), criada em 2009 por Henrique Fogaça, chef de cozinha e jurado do programa “MasterChef Brasil”.

“Há uns três anos ele vinha pedindo pra tocar no Porão”, revela Sá. Vodoopriest e Worst são outras novidades vindas de São Paulo. Antes de a Project 46 (SP) encerrar a noite, a brasiliense Lost In Hate, há nove anos na ativa, faz sua despedida dos palcos.

Festival Porão do Rock – 19ª edição
Dia 29/10 (sábado), às 15h. No estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental). Ingressos a R$ 20 (pista) e R$ 60 (camarote). Preços de meia mediante doação de 1kg de alimento não perecível, a ser entregue na portaria e na hora de entrada do festival. Ingressos à venda na Bilheteria Digital e pelas lojas Abriu pro Rock, Born, Chilli Beans, Do Meu Jeito, A Gringa The House, Overstreet. Veja programação dos shows. Não recomendado para menores de 16 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?