metropoles.com

Brasília terá um Consulado da Portela. Na quadra da Aruc, claro!

A representação brasiliense da escola carioca será inaugurada sábado (30/1) com feijoada e roda de samba

atualizado

Compartilhar notícia

Juliano Vieira/Reprodução
1 de 1 Juliano Vieira/Reprodução - Foto: null

Uma das principais escolas de samba do Carnaval cariocas, a Portela ganha uma representação em Brasília. A sede não poderia ser em outro lugar se não sob o teto da mais carioca das escolas de samba brasilienses, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc).

Sábado (30/1), a partir das 13h, uma feijoada marcará o lançamento do Consulado da Portela no Distrito Federal. A festa  terá a presença da bateria da Aruc, da cantora Cássia Portugal, dos grupos Samba Show e Kanella de Cobra, e de Gilsinho da Portela, intérprete oficial da agremiação carioca.

Reprodução/Facebook
Gilsinho da Portela e Moacyr Oliveira, o Moa

A instalação do consulado portelense em território da Aruc é consequência de uma história antiga entre as duas agremiações. Em 1961, um ano depois da inauguração de Brasília, o então presidente da Portela, Natalino José do Nascimento, o Natal, veio à capital federal para uma nobre missão: batizar a Aruc. De lá pra cá, Paulinho da Viola, João Nogueira, Manacéia e Monarco, entre outros ilustres portelenses, passaram pela quadra da escola do Cruzeiro.

Portela até no Japão
“A ideia do consulado é reunir portelenses e promover eventos que tenham como tema a Portela. O projeto do departamento cultural da escola carioca já tem uma sede em São Paulo. Depois de Brasília, será a vez de Tóquio, no Japão, receber uma representação portelense”, diz Moacyr Oliveira Filho, o Moa, que presidirá o consulado azul e branco em Brasília.

A ata de fundação do consulado foi assinada por 36 pessoas, entre elas Helio Tremendani, ex-presidente da Aruc; Carlos Elias, compositor portelense radicado em Brasília; e Breno Alves, integrante do grupo Adora-Roda.

“Nosso projeto é que o consulado tenha eventos a cada dois meses. Não há dinheiro público. Toda a programação conta com apoio de parceiros para custear som, passagens e cachê. Inclusive, haverá venda de camisetas no local”, avisa Moa.

Sábado (30/1), das 13h às 19h, na Aruc (Área Especial nº 8, Cruzeiro Velho; 3361-1649). Ingressos a R$ 25 (antecipados e com direito a feijoada). Não recomendado para menores de 18 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?